Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Tratamento de Desvitalização

Caso Clinico de um retratamento endodôntico (uma segunda desvitalização) de um  primeiro pré-molar inferior direito:

 

 Trata-se de um dente em que já tinha sido feito um primeiro tratamento de desvitalização mas  no qual não se conseguiu um correto preenchimento do interior da raiz. Quando isto acontece acabam por se formar pequenas infecções na ponta das raízes e como tal, a solução passa por retratar o dente, eliminando a carga bacteriana que existe no seu interior e preencher corretamente os canais radiculares, para que se consiga promover a regeneração óssea na zona da infecção.  

 

 

Fig.1-Imagem (radiografia) Inicial onde podemos ver destacada umaa sombra escura no final da raiz como sinal radiográfico da infecção

 

 

 

 

 

Fig.2-Imagem (Radiografia) Final onde podemos ver os canais radiculares devidamente preenchidos. Radiograficamente o material da desvitalização é opaco pelo que se distingue pela cor branca nas radiografias.

 

 

Como curiosidade, os pré-molares inferiores na sua grande maioria têm apenas um canal radicular, neste caso trata-se de uma variação anatómica em que podemos distinguir a presença de dois canais radiculares . Para a resolução destes casos realizamos o tratamento com o auxílio de microscópio que nos permite detectar este tipo de variações.

 

Estes tratamentos são realizamos numa única sessão com uma duração aproximada de 1h30 min.

 

 

Equipa White