Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

A Psicoterapia é eficaz?

Nos últimos 50 anos tem sido estudada a eficácia da Psicoterapia. Diversos estudos empíricos demonstram que 40% a 60% dos pacientes melhoram a sua qualidade de vida e que a terapia tem benefícios práticos na sua rotina diária. Estudos provam que 30% dos pacientes atingem um benefício duradouro após apenas três sessões.

 

A psicoterapia facilita a remissão de sintomas perturbadores e melhora o funcionamento diário das pessoas. O acompanhamento psicológico proporciona bem-estar e fornece estratégias e recursos para lidar com problemas futuros. Está provado que um amplo leque de terapias, quando executadas por terapeutas profissionais, competentes e qualificados resultam em ganhos consideráveis para o paciente, incluindo um retorno ao funcionamento habitual.

 

Photograph: Stockbyte/Getty

 

Alguns estudos compararam a psicoterapia com a farmacologia para tratamento de Depressão e descobriram que depois da intervenção a percentagem de recaída era muito superior nos pacientes que receberam medicação antidepressiva (57%) comparada com os que estiveram em psicoterapia (27%). Provavelmente está associado ao interesse dos psicoterapeutas em mudanças duradouras em vez de temporárias.

 

Caso necessite, não hesite em pedir ajuda da psicoterapia.

 

 

Catarina de Castro Lopes

Directora Clínica de Psicologia na White