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Depressão sazonal no inverno

Os dias mais curtos e cinzentos atraem o humor melancolico. Algumas pessoas sentem uma vontade de hibernar até que o sol volte. Saiba como lidar e reconhecer os sintomas da depressão sazonal.
 

Algumas pessoas no Inverno sentem vontade de dormir mais, optam por comidas mais fortes (doces e hidratos de carbono) e apresentam mudanças na sua energia e motivação diária. Estas alterações manifestam-se de diferentes formas entre as pessoas, no entanto, só podemos dizer que se trata de depressão sazonal quando estas mudanças passam a apresentar problemas significativos no dia-a-dia das pessoas.


A característica principal deste problema é o início e a remissão de episódios depressivos em alturas particulares do ano. Na maioria dos casos os episódios começam no outono ou no inverno e desaparecem na primavera.


Os episódios de depressão sazonal são frequentemente caracterizados por alterações do sono e apetite, insónia ou sono prolongado, exaustão e fraqueza, isolamento ou irritabilidade, dificuldade de concentração, raciocínio lento, ataques de choro, angústia e por vezes pensamentos suicidas.

  • Por que motivos ocorre?

Não se conhecem as causas da depressão sazonal, mas o conhecimento dos mecanismos da influência da luz sobre a melatonina e a serotonina permite concluir que este problema parece estar mais relacionado com um processo biológico do que psicológico. Acredita-se que esta perturbação esteja relacionada com a diminuição de luz e temperaturas mais baixas, pois a luz influencia o nosso relógio biológico, interferindo nos ciclos de vigília e sono, mas também no humor.
 

A idade também parece desempenhar o seu papel, na medida em que este é um problema mais comum a partir dos 25 anos, sendo muito raro abaixo dos 20. É igualmente mais frequente entre o sexo feminino pois compreende 60 a 90% dos casos, embora no sexo masculino os sintomas possam ser mais acentuados.
 

A depressao sazonal é pouco diagnosticada, no entanto, quando não tratada pode ter consequências tão graves como a depressão propriamente dita, reconhecida como uma doença do foro psicológico.

 

  • Existe solução!

Apesar da depressão sazonal estar essencialmente ligada a mecanismos biológicos, o processo psicoterapêutico pode ser bastante útil para ajudar a lidar com as mudanças de humor, sentimentos e comportamentos associados. Se começar a sentir alguns dos sintomas indicados é aconselhável que inicie o tratamento com psicoterapia, evitando que se instale a depressão. Entretanto, se os sintomas forem severos, a pessoa deve recorrer a ajuda psiquiátrica em complementaridade.

 

O que pode fazer para prevenir a depressão sazonal?

  1. Faça exercício físico. Se não gosta ou não tem tempo, tente transformar as suas atividades quotidianas numa forma de se exercitar: vá a pé comprar o jornal; se utiliza transportes, procure sair numa paragem mais distante de forma a andar um pouco mais ou use as escadas em vez do elevador. Está provado que o exercício físico aumenta os níveis de endorfinas deixando-o mais bem-disposto e animado, melhorando assim, o seu funcionamento cerebral.
  2. Procure relaxar no seu dia-a-dia. Bastam apenas 10 ou 15 minutos. Tome um banho de imersão ou ouça música, por exemplo.
  3. Durma entre 7 a 8h por dia. É durante o sono que o cérebro integra as aprendizagens e processa as emoções, adquirindo desta forma maior energia e boa disposição para o dia seguinte.
  4. Coma de uma forma saudável. Siga um padrão alimentar regular. Isto é, procure comer 3 refeições principais e 3 refeições secundárias (lanches) por dia, e não deixe passar mais de 3 horas entre elas.
  5. Socialize regularmente. Procure ter qualidade de tempo com os seus amigos e familiares, uma vez que é através dos outros que nos integramos a nós próprios.
  6. Procure fontes de prazer e bem-estar. Sorria! Dê uma boas gargalhadas no seu dia-a-dia.
  7. Aprenda algo novo que lhe traga crescimento pessoal e ocupacional no futuro. É importante sentirmo-nos úteis e sentirmos que contribuímos de alguma forma para a vida em sociedade.
  8. Respeite as suas necessidades para que possa conviver em maior paz e harmonia com os outros.
  9. Foque-se naquilo que quer e valoriza. Corra atrás do que deseja.
  10.  Cuide de si e da sua imagem. Permita-se dar uns mimos a si mesma (vá ao cabeleireiro ou faça uma massagem). Sentir-se bem com a sua aparência física vai ajudá-lo a ter um dia mais bem-sucedido.

 

 

Catarina de Castro Lopes
Departamento de Psicologia WHITE