Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Perturbação obsessivo-compulsiva

Questão recebida:

Comecei a pesquisar sobre este assunto porque quando estou num estado de grande ansiedade sinto uma necessidade de contar o que quer que seja que esteja ao meu alcance e endireitar objectos para além de ter a tensão arterial sempre muito elevada, espero que seja apenas uma forma que tenho para me acalmar e nada mais grave, mas agora fiquei preocupada.

 

Resposta:

A perturbação obsessivo-compulsiva é uma perturbação da ansiedade. Os rituais ou compulsões têm habitualmente como função a redução da ansiedade, ainda que seja um comportamento desadequado face ao contexto.

Imagino que sinta que o ritual de contagem é ilógico e provavelmente não consegue impedir-se de o fazer em alturas de maior ansiedade. O seu desespero pode ser evitado se procurar ajuda rapidamente, evitando que a perturbação evolua.

A Perturbação Obsessivo-compulsiva é uma perturbação progressiva e sem tratamento tem tendencia a piorar, ainda que o seu curso seja feito de fases boas e más. Com alguma frequencia a situaçao é complicada com a presença simultanea de outras perturbações do foro psicológico/psiquiatrico.

Nao hesite em procurar ajuda.

 

Equipa White