Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

...

APARELHO ORTODONTICO NO ADULTO

São muitos os pacientes adultos que necessitam de resolver más-oclusões. Muitas vezes as más posições dos dentes são bastante complexas e podem resultar de vários fatores. Entre as razões mais frequentes estão a ausência de tratamento ortodôntico preventivo na adolescência e a falta de dentes que provoca a má posição dos restantes.

Frequentemente, a má-oclusão do adulto é acompanhada da sintomatologia a cargo da articulação tempero-mandibular, que se pode manifestar com estalidos incómodos, dor localizada na articulação ou aos músculos faciais, dor cervical e nos ombros ou até dor no ouvido para a qual otorrino não encontra causa.

A causa desses diferentes tipos de dores está, muitas vezes, associada a uma posição incorreta da mandíbula que não se encontra em equilíbrio causando desalinhamento dentário. Assim, pode existir um deslize da mandibula quase invisível mas que está a afetar o equilíbrio dentário.

Esta situação requer um diagnóstico atento e uma terapia direcionada a recolocar a mandibula numa posição saudável, por forma a recuperar a funcionalidade no primeiro lugar.

Um sinal recorrente pode ser a observação das linhas medianas desviadas, como se pode observar nas fotos a baixo:

 

DSC_5036.JPG