Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

QUANTAS GRAMAS DE AÇÚCAR POR DIA?

Afinal qual é a quantidade de açúcar que podemos consumir por dia? O açúcar é uma fonte de energia, esse hidrato de carbono simples é encontrado nos alimentos in natura, como frutas e leite. Entretanto, as fontes mais abundantes são os produtos industrializados, entre os quais bolachas, chocolates, refrigerantes.

 

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que o consumo de açúcar não ultrapasse os 10% das calorias na dieta. Por exemplo: um adulto que consome 2500 Kcal por dia não deve ultrapassar as 250 Kcal/dia de açúcar. Cada grama deste hidrato de carbono contém 4 Kcal; logo, o consumo de açúcar deveria ser no máximo de 62,5g que corresponde, em medidas caseiras, a cerca de cinco colheres de chá por dia.

 

Há benefícios no consumo de açúcar? O açúcar contém substâncias que estimulam o cérebro a produzir serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer.

 

Quais são os pontos negativos? O açúcar é rico em calorias e pobre em nutrientes, motivos pelos quais devemos restringir ainda mais o seu consumo.

 

O excesso é a causa de uma série de problemas, muito além das cáries. A obesidade já é considerada uma questão de saúde pública, tamanha a quantidade de pessoas que sofrem da doença. O problema é causado, entre outras coisas, pelo excesso de preparações e alimentos gordurosos, o consumo excessivo de doces e refrigerantes. Outro ponto negativo é a sobrecarga no pâncreas para produção de insulina (o pâncreas é órgão responsável pela produção de insulina), que mantém os níveis de glicose controlados no sangue. Essa deficiência pode levar à diabetes tipo 2. O aumento do nível de triglicéridos também é um ponto negativo a ser considerado, pois o consumo exagerado de açúcar pode contribuir para elevar o nível de triglicéridos, gordura perigosa, que ao se acumular pode obstruir as artérias. O resultado pode ser a maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.

 


 

Por: Iara Rodrigues

Nutricionista Clínica