Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Cálculo dentário e as suas consequências

O cálculo dentário consiste na calcificação da placa bacteriana. A placa bacteriana (PB) é uma massa capaz de se agregar aos dentes e é formada por uma mistura de três elementos:
restos de comida, saliva e bactérias. Esta é capaz de ser removida por uma escovagem dentária eficaz.
Quando a PB permanece na cavidade oral muito tempo sem ser removida, esta calcifica formando o cálculo dentário, e apenas pode ser removido com recurso a instrumentos médico-dentários em ambiente clínico.
As zonas mais comuns de se alojar esta placa é na margem das gengivas, o que cria uma grande suscetibilidade das mesmas, podendo desenvolver gengivite (edema, hemorragia e dor).
Existe um espaço entre o dente e as gengivas, chamado de sulco gengival, onde a PB também se pode alojar, e os sintomas de gengivite são mais exacerbados.
Quando a PB se aloja nestes sulcos, já não há a possibilidade de ser removida pela escovagem e a formação do cálculo ocorre com facilidade. A este cálculo dá-se o nome de “cálculo sub-gengival” e a sua remoção exige técnica médico-dentárias mais precisas e demoradas.
Dado que este cálculo é rico em bactérias, a sua presença na cavidade oral é extremamente nociva, sendo capaz de desenvolver gengivite, e se esta não for colmatada a tempo pode desencadear uma periodontite, doença esta que é irreversível e consiste na destruição dos tecidos de suporte dos dentes, nomeadamente as gengivas e o osso, deixando os dentes com as raízes expostas, e em casos mais severos com mobilidade dentária, podendo levar à perda das peças dentárias.
Na White Clinic é feita a pesquisa detalhada de todos os depósitos sub e supra-gengivais, e é despendido o tempo necessário para garantir que a Higiene Oral dos nossos pacientes não apresenta quaisquer fatores de risco capazes de comprometer a sua saúde oral e geral.

 

sulcobem.png

 

 

 

 

 


Sulco gengival com a presença de Placa Bacteriana e Gengigivite