Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Caso Clínico de um tratamento endodôntico (desvitalização) de um segundo molar inferior direito:

 
Trata-se de um dente que possuía uma cárie profunda e que provocava já uma sensibilidade constante. Na altura da sua remoção da cárie constatamos que existia um ponto sangrante, confirmando a nossa suspeita de que a cárie já se estendia até à polpa do dente. Nestes casos sabemos que o sistema vascular e nervoso estão comprometidos, pelo que, é necessário proceder com o tratamento endodôntico (desvitalização).

 

 

 

 

Imagem 1: Radiografia inicial onde podemos ver a extensão da cárie (contorno negro) e a sua proximidade com a polpa dentária que se inicia na região assinalada pela seta.

 

 

 

 

Imagem 2:Fotografia após a remoção da cárie onde é possível observar o ponto sangrante.

 

 

 
 
 

Imagem 3 (Radiografia) Final onde podemos ver os canais radiculares devidamente preenchidos. Radiograficamente o material da desvitalização é opaco pelo que se distingue pela cor branca nas radiografias.

Por curiosidade, os segundos molares inferiores na sua maioria têm três canais radiculares, pelo que conseguimos diferencias três linhas brancas no interior do dente. Nestes casos os canais radiculares da raíz mais próxima do dente da frente (mesial) tende a juntar-se acabando num único orifício.

Dada a estrutura dentária perdida por cárie, este dente será reabilitado com uma coroa cerâmica de forma a assegurar a resistência do dente às forças da mastigação.

 

 

Este tratamento foi realizado numa consulta de 1h30 min.
 
Equipa White