Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Coroas vs Facetas

Coroas e facetas são duas diferentes peças de cerâmica feitas em laboratório. A principal diferença entre as duas é que as coroas recobrem a totalidade do dente enquanto as facetas apenas cobrem a face frontal dos mesmos.

 

DSC_7089.JPGDSC_8798.JPG

           Coroas                                 Facetas

 

A colocação da coroa dentária requer um desgaste maior da superfície do dente. Quando o dente é preparado é reduzido ao tamanho e forma de chama. Quando a coroa é cimentada passa a ser a nova superfície do dente.

 

As coroas têm uma espessura de 2mm ou mais. As facetas são mais finas que as coroas, medindo cerca de 1mm ou menos de espessura. É portanto necessário um menor desgaste dentário para colocação de facetas. Faz-se uma pequena redução na face anterior do dente, a face posterior não é tocada. Com algumas técnicas chega a não ser mesmo necessário tocar no dente.

 

Ambas as estruturas são aderidas ao dente com materiais específicos para cimentação. Esta cimentação é definitiva, o que significa que não voltam a descolar, para a remoção têm que ser destruídas.

cimentação.jpg

            Cimentação

 

Existem alguns fatores determinantes para a escolha de uma coroa ou faceta. As coroas têm como objetivo recriar um dente natural. São aconselhadas para reconstrução dentária quando há grande destruição do dente. Podem ser usadas para fazer uma grande alteração de cor ou forma do dente. Quando estamos perante a colocação de um implante será esta estrutura que o vai cobrir. Para além disto as coroas são muito fortes e duradouras, são uma boa opção para dentes que estão expostos a fortes forças mastigação.

Caso clínico de coroas:

coroas inicial.jpgcoroas final.jpg

                     Inicial                                                Final

As facetas são utilizadas com funções mais estéticas. São indicadas para alterações ligeiras de cor e forma. Têm que ser colocadas em dentes cuja estrutura está sã e intacta. Estas cerâmicas também são fortes mas quebráveis, sendo que funcionam melhor em zonas onde a força sobre as mesmas vai ser mínima ou passiva.

Caso clínico de facetas:

facetas incial.jpgfacetas final.jpg

                     Inicial                                                Final

O passo mais importante para que você garanta a longevidade da sua coroa e faceta é com uma boa higiene oral e visitas regulares ao seu dentista.