Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

É a ortodontia um risco no paciente adulto?

A pergunta sobre os riscos do tratamento ortodôntico no paciente adulto é frequente. É possível afirmar que desde que sejam respeitados alguns parâmetros importantes, o tratamento terá riscos mínimos.

O plano de tratamento num adulto é mais complexo: é necessário avaliar mais fatores, sendo o mais importante a situação de saúde periodontal, ou seja o estado de saúde do osso e gengiva.

Muito importante é a função do higienista, tanto no início como durante o tratamento.

O especialista de ortodontia deve ter mais cuidado e, obviamente, mais experiência adquirida para tratar um adulto: a técnica usada deve ser baseada na aplicação de forças ligeiras para minimizar os riscos de perda de suporte periodontal. Existem, hoje em dia, técnicas e materiais que podem satisfazer as exigências estéticas do adulto com uma vida social e profissional ativa.

A abordagem ao plano de tratamento deve também ter em conta outros tratamentos que possam ser necessários além da ortodontia, como por exemplo desvitalizações, tratamentos de cáries, implantes dentários. Uma clinica que, na primeira consulta dispõe das várias áreas especialistas de medicina dentária consegue chegar ao plano de tratamento mais adequado para o bem-estar do paciente.

 

DSC_0009.JPGDSC_0006.JPG

                   Antes                                                                   Depois