Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Fio dentário e escovilhões

Porquê usar fio e/ou escovilhões?

Determinadas patologias como a doença periodontal, cáries, etc, aparecem por acumulação de bactérias nos espaços interproximais.

Benefícios

O uso do fio dentário e escovilhões remove a placa bacteriana nos espaços interdentários (entre os dentes) e por baixo da linha gengival, onde a escova não consegue chegar. O uso dos mesmos ajuda também a combater o mau hálito e sangramento gengival.

Que fio comprar?

Qualquer fio dentário usado da maneira correta é eficaz. No entanto o fio dentário encerado desliza melhor entre os dentes portanto poderá ter maior facilidade no uso deste.

Como utilizá-lo?

Pegar num pedaço de fio com cerca de 50cm de comprimento, enrolar maior parte no dedo médio de uma das mão e o resto na outra. Segure o fio esticado entre os polegares e os dedos indicadores e faça-o deslizar suavemente para cima e para baixo entre os seus dentes. Certifique-se que vai abaixo da linha gengival. (Fig. 1)

Nunca faça um movimento repentino nem force o fio porque pode cortar ou magoar o tecido gengival que é muito delicado. Utilize secções limpas de fio dentário quando passa de um dente para outro, desenrolando de um dedo e enrolando no outro.

1.jpg

 

É recomendado utilizar o fio dentário pelo menos 1x/dia

Fio ou Escovilhão?

Os dois têm o mesmo objetivo, no entanto, quando o espaço entre os dentes é maior deve utilizar o escovilhão. São exemplos de outros casos onde este é mais indicado o uso de próteses fixas, aparelho ortodôntico e nos casos onde há menos destreza para uso do fio.

Que escovilhão comprar?


Existe uma gama de escovilhões de tamanhos variados (Fig.2), deve utilizar o tamanho de escovilhão mais adequado a cada espaço interdentário – são os filamentos da escova e não o arame que devem estar em contato com os dentes.

 

2.jpg

 

Como utilizar?

Mover a escova de dentro para fora. Angular a escova para um lado e outro de modo a “abraçar” o dente!