Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Fotografia Dentária: porquê?

Com a evolução das novas tecnologias, vivemos num mundo cada vez mais digital. Esta era chegou também à medicina dentária. Atualmente existem ferramentas que permitem diagnosticar, planear e executar um caso clinico com o auxílio de métodos digitais.

A fotografia digital tornou-se também um recurso fundamental no diagnóstico, no planeamento e na realização de um plano de tratamento em medicina dentária. Através de uma câmara fotográfica o médico consegue documentar todo o tratamento. Isto tem grandes vantagens como:

  1. Comunicação entre o médico e o paciente: através da observação das fotografias, médico e paciente conseguem discutir ideias e planos de tratamento e até desenhar o resultado final, recorrendo a softwares como o DSD (Digital Smile Design) ou mesmo o Keynote/PowerPoint
  2. Perceção estética: através do estudo de macrofotografias, utilizando filtros polarizados e técnicas de iluminação e posição dos flashes, o médico dentista consegue ter uma melhor perceção das características de cada dente (cor, textura, forma etc), permitindo um bio mimetismo mais minucioso e consciente da estrutura dentária existente.
  3. Comunicação entre médicos dentistas e com o laboratório de prótese dentária: como sabemos, por trás de todos os dentistas está um técnico de prótese, que confeciona desde próteses removíveis até coroas cerâmicas e estruturas complexas para reabilitar as bocas dos pacientes. As fotografias intra e extra orais vieram melhorar muito a comunicação entre estas duas valências, uma vez que permitem ao técnico de laboratório estudar a componente etética do paciente, sem sequer nunca precisar de o conhecer.

IMG_7600.JPG 

Na era digital, faz parte do nosso dia-a-dia a comunicação através de imagens e vídeos – e a medicina dentária também evoluiu nesse sentido. Certifique-se que o seu dentista está a tirar o maior partido da tecnologia que tem à sua disposição.