Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Linha Negra

A linha negra (figura 1 e 2) consiste numa pigmentação negra, extrínseca à superfície do esmalte, que se dispõe normalmente de forma linear acompanhando o contorno gengival e que afeta na maior parte das vezes os dentes posteriores. Esta é mais frequente em dentes de leite, podendo, no entanto estender-se aos dentes permanentes.

DSC_5227.JPGFigura 1

DSC_5231.JPGFigura 2

 

Esta pigmentação é devida a um composto férrico resultante da interação de um produto produzido por bactérias e os iões de ferro constituintes da saliva. A cor negra deve-se à melanina, hemina e sulfuretos ferrosos.

 

Apesar desta situação não estar diretamente ligada com a higiene oral em casa, alguns estudos mostram que a taxa de prevalência aumenta em indivíduos com má higiene, portanto com maior acumulação de placa bacteriana.

 

Estas manchas não estão associadas ao aumento da cárie dentária, nem qualquer outro tipo de problemas orais, sendo apenas uma questão estética. Para a remoção da mesma é necessário recorrer ao seu Higienista ou Médico Dentista, que o fará através de um polimento adequado. No entanto, este pigmento tem tendência a reaparecer pouco após a sua remoção.

 

Após consulta de Higiene Oral:

DSC_0045.JPG

DSC_0047.JPG