Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Manchas dentárias

Existem vários tipos de manchas dentárias, podendo elas ser de cariz exógeno ou endógeno, consoante o fator causal.

As manchas exógenas são maioritariamente causadas pela alimentação e/ou hábitos orais, como por exemplo o tabagismo, em que o pigmento se fixa à superfície externa do esmalte, sendo por vezes removidos com a escovagem, dentífricos específicos e consultas de Higiene Oral de manutenção.
O café e o tabaco são os principais causadores de pigmentação, podendo conferir manchas de tons acastanhados ou negros, dependendo do tempo de exposição. Os refrigerantes coloridos também podem causar pigmentação, tal como certos molhos, como o ketchup, mostarda, etc.

Quanto às manchas endógenas, estas são formadas durante o período de formação do esmalte e/ou dentina, fazendo parte da superfície dentária, não sendo possível removê-las com técnicas de Higiene comuns.
Muitos dos causadores deste tipo de manchas são o uso prolongado de antibióticos durante a formação do esmalte, conferindo umas riscas que podem variar entre tons de cinza e castanho. A fluorose dentária também se manifesta em forma de manchas no esmalte, quando existe uma ingestão de elevadas quantidades de flúor durante a gestação ou durante a formação do esmalte dentário. A gravidade da fluorose varia consoante a dosagem do flúor ingerido, podendo também apresentar níveis de gravidade diferentes.

Os defeitos de formação do esmalte (Amelogénese imperfeita) e da dentina (Dentinogénese imperfeita) também podem formar manchas dentárias endógenas, sem possibilidade de remoção com consultas de Higiene Oral.

Em casos de manchas endógenas, hoje em dia já existem técnicas capazes de solucionar estas questões, como a microabrasão, branqueamento dentário, compósitos dentários, coroas, próteses, etc.

Na White Clinic, existe uma equipa especializada, capaz de apresentar as melhores opções para cada caso, garantindo a segurança, a funcionalidade e a estética de cada paciente.

tabaco 2.jpg

                                                           

 

 

 

 

 

 

 

   Mancha dentária Exógena-Tabagismo

fluorose 1.jpg

                                                           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Mancha dentária Endógena-Fluorose