Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Medicina dentária digital: onde estamos hoje?

Com a evolução das novas tecnologias, vivemos num mundo cada vez mais digital. Esta era chegou também à medicina dentária. Atualmente existem ferramentas que permitem diagnosticar, planear e executar um caso clinico com o auxílio de métodos digitais. Orgulho-me de ser pioneiro em Portugal neste tipo de tratamento.

Para conseguir explicar um pouco do que fazemos, aproveito para vos mostrar um dos nossos mais recentes casos, em que iremos trabalhar 100% digital. Na primeira consulta o paciente faz uma TAC (tomografia computorizada) que é uma radiografia em 3D do crânio, e moldes precisos da sua boca. Um protocolo fotográfico e de vídeo é rigorosamente seguido. Com estes três elementos (TAC, moldes precisos e protocolo fotográfico) temos todo o material necessário para começarmos o planeamento digital do caso. Com a ajuda de um simples programa de edição de imagem, podemos agora construir o novo sorriso ao nosso paciente. Através do estudo da TAC, iremos definir a localização exata três dimensões dos implantes que necessitamos de colocar e desenhar as coroas sobre os dentes e implantes que planeámos. Posteriormente são desenhadas uma peças de plástico chamadas – guias cirúrgicas. Estas guias cirúrgicas irão “guiar” a colocação dos implantes através do estudo 3D digital. Ao serem inseridas na boca do paciente, as guias cirúrgicas limitam a posição e angulação dos implantes dentários, para reproduzir a posição definida no estudo digital. 

 

Uma vez o estudo digital completo, o paciente tem a oportunidade única de ver o seu tratamento antes de sequer o ter iniciado. Esta ferramenta permite que o médico explique o procedimento ao paciente com maior pormenor e possibilita a criação de um “mock-up” – uma réplica do desenho dos novos dentes que será inserida na boca do paciente, de caracter provisório, para que este se veja e sinta como irá ficar no final do tratamento.

Sem Título.jpg 

Esta técnica inovadora permite conciliar o resultado estético com o resultado biológico/cirúrgico; i.e. permite que o paciente veja e sinta a melhoria na estética do seu sorriso mesmo antes da fase biológica estar terminada. Antes de começar o tratamento o paciente é convidado a ver e sentir como ficarão os seus dentes desenhados por um smile designer, através do mock-up virtual. Quando o seu dentista domina esta técnica ele proporciona-lhe a oportunidade de experimentar o seu novo sorriso meses antes de estar concluído, permitindo que você possa partilhar a sua opinião e preferência ao longo do tratamento levando a uma garantia do resultado estético final.

 

 

1 comentário

Comentar post