Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Mucocele, o que é? Como tratar?

A mucocele é uma lesão benigna e comum da mucosa oral, resultante da ruptura de um ducto da glândula salivar e extravasamento do conteúdo salivar para os tecidos adjacentes. Mesmo após esse rompimento a glândula salivar continua a secretar. Geralmente esse rompimento é resultante de um trauma local.

 

Características clínicas :

-Cor rosada ou azulada;

-Tamanho variado de alguns milímetros até 2 centímetros de diâmetro;

-Acometem principalmente crianças e adultos jovens;

-Afetam igualmente homens e mulheres;

-Local mais comum é o lábio inferior, sendo as glândulas salivares menores mais propensas ao rompimento, principalmente por mordidas acidentais nessa região. Podem também ser encontradas nas bochechas, no pavimento da boca e na língua;

-Raramente ocorrem no labio superior;

-Podem romper-se periodicamente e libertar o seu conteúdo fluído;

-Quando se rompem deixam úlceras rasas dolorosas que cicatrizam em poucos dias;

-Recidivas são comuns.

 

Tratamento:

Algumas mucoceles superficiais rompem-se e cicatrizam sozinhas. No entanto, muitas lesões são de natureza crónica, e a excisão cirúrgica com anestesia local é necessária. Para minimizar o risco de recidiva é importante que as glândulas salivares adjacentes também sejam removidas.

Existem lesões neoplásicas que se assemelham clinicamente com a mucocele. Por isso é fundamental que a lesão seja submetida a um exame histopatológico.

 

 

 Fonte: https://www.google.pt/searchq=mucocele&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj21_qH1fTWAhVG1hQKHVfqBqEQ_AUICigB&biw=1419&bih=947#imgrc=1zKvqjmMTaANtM: