Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Odontopediatria

odontopediatria é a área da medicina dentária que trata apenas crianças até à substituição dos dentes de leite.

 

Muitas vezes a importância da dentição de leite, decídua ou temporária é negligenciada pelos pais, pois o pensamento é que estes dentes mais tarde ou mais cedo vão ser substituídos pelos definitivos e portanto não valem a pena tratar. Ora, esta atitude não poderia estar mais errada, uma vez que, é muito importante manter a dentição de leite durante toda a infância pois esta ajuda a criar uma dentição de adulto saudável e bem posicionada, evitando intervenções mais complicadas no futuro. Outra razão é o facto da cárie ser contagiosa, ou seja, cáries nos dentes de leite passam para os dentes definitivos e como existe uma fase mista de cerca de 8 anos há muito tempo onde a contaminação pode acontecer.

 

Os focos infecciosos na dentição decídua, quando não tratados, levam invariavelmente a cenários dolorosos e quadros de infecção, que se traduzem em terapêuticas antibióticas prolongadas, desfavoráveis para o organismo da criança, isto porque o sistema imunitário destas tem uma menor capacidade de resposta às agressões.

 

Várias medidas são importantes na prevenção de lesões de cárie na primeira infância, promover a amamentação materna pelo menos até aos 4-6 meses de idade, colocar apenas leite ou água no biberão e oferecer à criança sobretudo durante o dia e nunca quando esteja a dormir. A partir do momento em que os primeiros dentinhos erupcionem não colocar líquidos açucarados no biberão ou na chupeta e promover a sua higiene com uma gaze, dedeira ou escova macia, idealmente após as refeições.

 

A primeira consulta deverá ser após os dentes de leite erupcionarem ou até a criança completar um ano de vida, de forma a alertar os pais e estabelecer um plano preventivo de saúde oral. As consultas deverão ser de 6 em 6 meses, quando existe uma boa saúde oral, caso haja um elevado risco de cárie estas deverão ser de 3 em 3 meses.

 

É importante compreender que os tratamentos dentários infantis são simples e podem realmente evitar problemas graves quando efectuados precocemente!

DSC_0687.JPG