Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

PRF: Técnica de Regeneração Revolucionária

Em cirurgia oral é cada vez mais frequente recorrermos a técnicas de regeneração óssea e tecidular. Estas técnicas assentam no princípio de substituição de tecidos danificados, “mortos” ou perdidos por outros novos, exatamente com a mesma função. Este processo é variável de tecido para tecido e está dependente da extensão da lesão.

O conceito de PRF (fibrina rica em plaquetas) baseia-se na centrifugação de sangue sem anticoagulante. Esta técnica recente, descoberta apenas em 2001 pelo médico francês Joseph Choukroun veio revolucionar as técnicas de regeneração orais. Através do prórpio sangue do paciente, utilizando força rotacional, é possivel formar um coagulo de fibrina de facil manipulação para o cirurgião.

 Este coágulo de fibrina chamado PRF vai libertar gradualmente e fatores de crescimento ou citocinas no local, o que favorece muito a cicatrização e regeneração da ferida cirúrgica. O objetivo da utilização deste material é acelerar a cura do tecido ósseo e mole após cirurgia oral.

Existem várias publicações internacionais que comprovam a eficácia do PRF, e salientam as diversas aplicações na área da medicina dentária: cirurgia de implantes, enxerto ósseo, a cirurgia periodontal, extrações.

a-prf1.jpg

 

Na White Clinic utilizamos esta tecnologia e com uma simples colheita de sangue podemos utilizar um dos melhores materiais de regeneração – as suas próprias células!