Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Pulpite Hiperplásica (Inflamação pulpar crónica)

Ocorre em crianças e jovens devido a uma cárie extensa que entra em contacto com o tecido pulpar originando uma irritação mecânica com presença bacteriana. Com isto, origina-se a produção de um tecido de granulação que aflora na cavidade pulpar, ocupando toda a zona da cárie. Este tipo de situações normalmente não provoca dores, podendo apenas causar algum desconforto durante a mastigação.

 

 

 

 

Fig.1.Fotofrafia inicial da cavidade provocada pela cárie, em que podemos observar a proliferação do tecido pulpar, de tom rosa, que preenche a totalidade da cavidade.

 

 

Fig.2. Radiografia Inicial na qual podemos observar a extensão da cárie

 

 

Apesar de assintomáticos, os dentes que apresentem este tipo de quadro clínico têm que ser submetidos a tratamento porque se trata de uma inflamação irreversível com uma grande carga bacteriana associada. O tratamento indicado é a desvitalização (tratamento endodôntico), que consiste inicialmente na remoção de toda a cárie que provocou esta lesão, bem como a eliminação de todo o tecido pulpar inflamado.

 

 

Fig.3. Imagem do início do tratamento, durante a remoção do tecido pulpar, que dado o grau de inflamação apresenta sempre sangramento associado. 

 

Com este procedimento, queremos limpar e desinfetar todo o interior do dente de forma a prevenir futuras infeções. Para isto, após todo o processo de limpeza e conformação do interior do dente , procedemos ao seu preenchimento com um material biocompatível, que nas radiografias conseguimos observar pela   cor branca (devido a serem materiais radiopacos).

 

 

 

Fig.4. Radiografia final com o tratamento concluído. Como é possível observar na imagem, todo o interior do dente foi devidamente preenchido, de forma a evitar futuras complicações.

 

A melhor maneira de prevenir estas situações é tratar as cáries precocemente antes que estas cheguem ao nível da polpa e desenvolvam este tipo de alterações.

Nos nossos dias todos estes tratamentos são realizados de forma indolor e por profissionais com prática exclusiva nesta área com recurso a microscópio e todo o tipo de tecnologia que permita melhorar o resultado do tratamento.