Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Recessões gengivais

As recessões gengivais caracterizam-se por a gengiva deixar de recobrir a coroa dos dentes, deixando a raiz exposta.
Esta condição é inestética e pode desencadear sensibilidade dentinária, uma vez que o tecido que recobre a raiz dos dentes não está preparada para os estímulos da cavidade oral.
As recessões podem ser causadas por inúmeros fatores, nomeadamente a presença de bactérias, a escovagem traumática e o tratamento ortodôntico.

Quando existe uma grande acumulação de placa bacteriana no colo do dente, zona do limite da gengiva que recobre os dentes, as gengivas começam a reagir, inflamando, onde pode ocorrer hemorragia, edema, vermelhidão e dor. Este tipo de inflamação caracteriza-se por Gengivite. A Gengivite é uma patologia reversível, que pode ser tratada com uma higiene oral eficaz. Quando esta inflamação persiste por muito tempo, os tecidos dentários reagem no sentido de eliminar o contacto com as bactérias, causando as recessões. Este é o primeiro sinal que já temos Periodontite, patologia que se caracteriza pela perda dos tecidos de suporte dos dentes. Desta forma, a raiz dos dentes fica exposta, causando a recessão dentária.

Se esta condição for desencadeada pela escovagem traumática, o tipo de recessões dentárias já apresenta outro perfil, podendo ser mais profundas e com perda de tecido dentário associado.
Nestes casos, a sensibilidade pode ser mais exacerbada, e terá de haver a necessidade de se rever a sequencia de escovagem e o tipo de escova. A escova elétrica pode ser uma boa opção para quem faz muita força durante a escovagem, uma vez que ela permite regular o tipo de contacto com a superfície dos dentes. Optar por uma escova mais macia também passa por uma das soluções.

As recessões desencadeadas pelo tratamento ortodôntico já não são tão comuns, mas podem acontecer quando os movimentos dos dentes são feitos em osso muito fino.

 

Se notar que alguma destas condições está a acontecer com o seu sorriso, não hesite em visitar a White Clinic, onde a nossa equipa multidisciplinar irá aconselhá-lo de forma a manter a saúde das suas gengivas.

recessões.jpg