Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Sabia que existe uma relação importante entre a forma como os seus dentes encaixam e a sua postura corporal?

A articulação temporomandibular (ATM) liga o maxilar inferior à base do crânio. Por sua vez a base do crânio encontra-se ligada à região cervical através de vários músculos e ligamentos. Devido à íntima relação existente entre estas estruturas, vários estudos científicos têm reportado uma relação entre alterações posturais da cabeça e restantes partes do corpo e o aparecimento de desordens temporomandibulares (patologias que acometem a ATM e estruturas anexas). No que diz respeito aos sintomas deste tipo de disfunções pode destacar-se: dor muscular, cefaleias, ruídos articulares, restrição dos movimentos mandibulares (abertura e encerramento) entre outros. A principal causa deste tipo de patologias são hábitos como ranger os dentes ou apertamento dentário. No entanto outras causas possíveis são alterações na oclusão (forma como os dentes encaixam) e as acima faladas, alterações posturais.

A existência de uma relação intima entre os músculos e ligamentos do pescoço, crânio e maxilar inferior implicam que mudanças na postura da cabeça e do corpo tenham influência na posição do maxilar inferior em relação ao maxilar superior e, por sua vez, na forma como os dentes encaixam e nas funções que desempenham. Por outro lado, a perda de dentes posteriores pode levar a alterações na posição do maxilar inferior, que colapsa, e por sua vez a alterações na postura da cabeça. Estas alterações podem provocar tensões musculares que se vão propagando por várias cadeias musculares e resultam em dores nos músculos afetados.

Apesar de ainda não estar completamente provado que a má postura pode provocar problemas nos dentes e estruturas associadas e vice-versa, existem vários indícios que isto possa ser uma realidade. Se apresenta sintomas como os referidos acima ou dores nos músculos da cabeça e pescoço que não consegue explicar com outra causa, consulte o seu médico dentista para que este possa fazer um exame completo, quer aos dentes e articulação temporomandibular, quer ao sistema postural da cabeça e pescoço de forma a despistar estas condições e prescrever o tratamento mais adequado. 

 

bricot.jpg

Forward_Head_Posture1.jpg

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.