Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

SABIA QUE PODE TER UMA CARIE E NÃO DOER?

As lesões de carie não são mais do que a progressiva destruição dos dentes. Estas podem surgir em qualquer individuo e em qualquer altura da vida. No entanto, existem pessoas mais suscetíveis que outras. Por norma, estão associadas a maus hábitos de higiene oral, surgindo nas camadas mais superficiais do dente e propagando-se, mais rápido ou mais devagar, para as camadas mais profundas. Na base do processo de formação da carie está a acumulação de restos alimentares na superfície dentária (ver imagem nº1 da figura) que as bactérias utilizam para produzir ácidos que, por sua vez, destroem os tecidos dentários (ver imagens nº2, 3 e 4 da figura).

“Como é possível ter caries se nenhum dente me dói?” É comum pensar-se que apenas existe uma carie quando algum dente começa a doer, no entanto isto não é verdade. Muitas vezes, as cáries só provocam dor dentária quando já estão em fases bastante avançadas, próximas ou já em contacto com o nervo do dente.

Assim sendo, é importante que saiba que esta patologia pode ser silenciosa e provocar graves danos nos dentes se não diagnosticada precocemente. Em última instância, a carie pode estar de tal forma avançada que é necessário desvitalizar o dente, ou mesmo extrair. Para evitar que tal aconteça, é muito importante fazer consultas de higiene oral (onde é feito um check-up dentário) com a regularidade mínima de 2 vezes por ano. Desta forma, é possível diagnosticar as caries precocemente e tratar com métodos minimamente invasivos.

Não se esqueça, pode ter caries na sua boca e não saber! Por isso, consulte o seu médico dentista e higienista oral regularmente, para poder ter a certeza que a sua boca esta saudável!

 

δόντι-αποσύνθεσης-eps8-19180198.jp

 Fonte: https://gr.dreamstime.com/