Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Se gosta de roer as unhas este artigo é para si

Hábito consiste num comportamento, geralmente inconsciente, que resulta da repetição frequente de certos atos, geralmente agradáveis para o individuo. Roer as unhas, as tampas das canetas, pousar o queixo sobre o punho, dormir apoiado sobre o braço e fumar são apenas alguns dos hábitos que podem comprometer a sua oral e geral.

Ao praticar estes hábitos, são desencadeadas forças prejudiciais aos músculos mastigatórios e a forma como os seus dentes se relacionam entre si.

Ao roer as unhas, por exemplo, a pressão que os dentes aplicam sobre uma única zona faz com que o desgaste dentário seja exacerbado e haja uma sobrecarga dos músculos da mastigação. Podem sentir-se as bochechas doridas, dores de cabeça e no pescoço. Quando os músculos do pescoço são afetados, a postura corporal pode não ser a mais adequada e as dores nas costas e na coluna são um cenário possível. Também é comum sentirem-se dores nas articulações da face, dificultando a fala, a mastigação e o sorriso.

Quando surgem estes sintomas, é importante perceber quais são os hábitos que estão relacionados, de forma a podermos evitar e controlá-los. Na fase inicial destes sintomas o relaxamento muscular ajuda a aliviar o desconforto. Colocar um saco de água quente sobre a zona dorida é uma boa solução para se sentir melhor. Em casos mais graves, o seu médico-dentista ou médico assistente pode receitar um fármaco que ajude a relaxar os músculos e aliviar os sintomas.

Hábitos que podem prejudicar a sua saúde oral e geral:
-Roer as unhas
-Roer as peles dos dedos
-Mastigar mais de um lado só
-Dormir apoiado sobre os braços
-Morder os lábios
-Pousar o queixo sobre o punho
-Ranger os dentes
-Apertar os dentes por longos períodos de tempo
-Roer objetos (tampas de canetas por exemplo)
-Fumar

Se tem alguns destes hábitos e precisa de ajuda para combatê-los pode contactar-nos através de www.whiteclinic.pt