Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Selantes de fissuras

Os selantes de fissuras são materiais adesivos aplicados nas fossas e fissuras estreitas e profundas dos molares e pré-molares para prevenir o aparecimento de lesões de cárie dentária ou interromper a sua progressão.

 

Este material cria uma barreira física no dente que impede a retenção de bactérias e alimentos nesses locais, tornando a superfície mais fácil de limpar. Quando o selante é aplicado, ele “escorre” e penetra nas fossas e fissuras do esmalte dentário, formando uma película protetora. Essa película protetora de selante não deve ser muito espessa, pois poderá interferir na oclusão dentária (na mordida). Ela deve apenas cobrir as fissuras dos dentes posteriores.

 

Esta intervenção é aconselhada apenas a pessoas de risco, ou seja, quem tenha fissuras muito profundas, com dificuldade na higiene das mesmas. Nessas depressões depositam-se os restos alimentares e bactérias potenciando o alto risco de desenvolver lesão de cárie dentária. Ao selar estas fissuras o risco de cárie dentária é diminuído.

 

Periodicamente, devemos realizar exames radiográficos, controlar a higiene oral e orientar o consumo de sacarose e carboidratos para evitar a instalação da lesão de cárie noutra superfície.

 

Neste contexto, o selante de fissuras oferece benefícios como ausência de dor durante a aplicação, boa aceitação por parte das crianças, além de ser considerado um procedimento adesivo conservador.

 

 Normalmente, a aplicação de selante ocorre:

- Entre os 5 e os 8 anos de idade: quando aparecem os primeiros e segundos molares definitivos;
- Entre os 11 e os 14 anos de idade: quando aparecem os pré-molares.

 

Quais as vantagens dos selantes?

 

-É uma técnica altamente eficaz, atuando essencialmente na prevenção. Os resultados mostram, em média, uma redução de 60% nos níveis de cárie dentária, num período entre dois a cinco anos após a colocação dos selantes. As cáries incipientes (cáries muito superficiais) podem deixar de progredir quando o selante é aplicado.

-É uma técnica não invasiva, rápida, indolor e pouco dispendiosa.

-Não implicam a utilização de material complexo.

-Podem ser reaplicados, caso seja necessário.

 

 A aplicação de selante não dispensa uma correta higiene oral nem a realização de uma consulta de rotina de 6 em 6 meses, no mínimo.

selantes.gif