Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Sensibilidade Dentária

Para melhor entender a origem da sensibilidade dentária é necessário primeiro conhecer a estrutura anatómica do dente.

A camada mais externa do dente designa-se por Esmalte tem como função proteger o dente de agressões físicas e químicas. A camada imediatamente a baixo, tem o nome de Dentina, é uma zona extremamente sensível e que está na origem do problema da sensibilidade dentária. A zona mais interna do dente denomina-se por Polpa e é responsável pela vascularização e enervação do dente. 

 

 

 

A Sensibilidade Dentária (dentinária) é um problema que afeta aproximadamente uma em cada sete pessoas. Pode ocorrer, por exemplo, quando as gengivas apresentam algum grau de recessão e/ou o esmalte não está presentes devido a fatores patológicos, expondo deste modo a dentina.

O tecido gengival age como uma proteção que cobre as raízes dos dentes e, à medida que a recessão gengival aumenta, as raízes dentárias são expostas, acionando assim o mecanismo de hipersensibilidade dentinária.

Por outro lado é importante distinguir a “dor de dentes”, esta é geralmente espontânea e dura mais tempo. Na Hipersensibilidade Dentinária a dor termina quando se para o estímulo.

 

Algumas das possíveis causas da Sensibilidade Dentinária:

 

  • Escovagem traumática (forte e com muita pressão), que destrói progressivamente o tecido gengival. Desaconselha-se o uso de escovas rijas;
  • Má higiene Oral, leva à acumulação de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva que mais tarde se transforma em tártaro e causa recessão gengival;
  • O Branqueamento Dentário também pode causar hipersensibilidade transitória que apenas dura alguns dias e termina com o fim do tratamento. No caso de técnicas mais modernas como o “ZOOM”, esta sensibilidade é reduzida;
  • Outras causas são as fraturas dentárias, restaurações antigas com infiltração de cárie, restaurações recentes, bruxismo (hábito de ranger os dentes), erosão do esmalte por ingestão de alimentos muito ácidos, diminuição da secreção salivar, acidez salivar e interferências oclusais.

Equipa White