Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Sofre de mau hálito? Este artigo pode ajudar

Halitose é o termo usado para descrever um odor desagradável que sai da cavidade oral, sendo uma das maiores queixas dos indivíduos que se deslocam às consultas de Medicina Dentária.

Os grandes causadores desta condição são os Compostos Sulfurosos Voláteis (CSV). Estes compostos são produzidos por bactérias, na degradação de células, proteínas salivares e restos alimentares.

Para podermos evitar esta condição é impreterível reduzir a carga bacteriana existente na cavidade oral, recorrendo aos métodos de higiene tradicionais, como uma boa escovagem dos dentes e da língua, tal como o uso de fio/fita dentária.

Desta forma, a produção dos CSV será menos abundante e o seu hálito deixará de ser um problema.

Mas quando já somos portadores desta condição, o que podemos fazer?

Antes de mais, é importante avaliar a condição da nossa higiene oral, e perceber se ela está a ser eficiente ou não. Nesta fase, pode contar com a ajuda do seu Médico Dentista/Higienista oral.
A má higiene do dorso posterior da língua é uma das grandes causadoras do mau hálito, uma vez que constitui o nicho ideal para a acumulação de bactérias. Para evitar que isto aconteça, deve higienizar o dorso da língua, com recurso a escova de dentes ou de instrumentos específicos como o Raspador lingual.

Se estiver a tomar fármacos que possam influenciar a quantidade de saliva produzida na sua cavidade oral, a halitose pode ser uma realidade. Assim sendo, deve falar com o seu médico assistente para avaliarem as alternativas, ou optar por humectantes orais/estimuladores de saliva.

Contudo, em casos mais raros, a halitose pode não derivar da cavidade oral, mas sim de patologias do foro respiratório, gástrico, condições metabólicas ou infeções nasais e oro-faringeas, que devem ser tratadas para melhorar os odores orais.

Existem vários métodos que podem ser usados pelo paciente, de modo a perceber se é portador de halitose:
-Usar uma colher de plástico para raspar a parte posterior da língua e cheirar
-Passar a língua no interior do seu pulso, secar, e cheirar
-Passar fio não encerado entre os dentes posteriores e cheirar
Se o odor for desagradável, está na presença de bactérias causadoras de halitose.

Se se sente desconfortável com o seu hálito, a White Clinic dispõe de uma equipa especializada e multidisciplinar capaz de o ajudar nesta questão, de forma a sentir-se confortável com o seu sorriso. Na nossa clínica, as consultas de rotina consistem em exames precisos para despiste da halitose ou quaisquer outras questões relacionadas com a sua cavidade oral.