Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Tenho uma mancha preta no dente, tenho uma cárie?

Quando vemos uma mancha preta nos nossos dentes imediatamente pensamos que será uma cárie, mas nem sempre é. Conheça aqui as várias pigmentações “inofensivas” que os nossos dentes podem apresentar:

 

Linha negra

 

A linha negra consiste numa pigmentação negra, extrínseca à superfície do esmalte, que se dispõe normalmente de forma linear acompanhando o contorno gengival e que afeta na maior parte das vezes os dentes posteriores.

 

Esta pigmentação é devida a um composto férrico resultante da interação de um produto produzido por bactérias e os iões de ferro constituintes da saliva. A cor negra deve-se à melanina, hemina e sulfuretos ferrosos. Estas manchas não estão associadas ao aparecimento da cárie dentária.

 

Para a remoção da mesma é necessário recorrer ao seu Higienista ou Médico Dentista, que o fará através de um polimento adequado.

 

 linha negra.jpg

 

Fissuras escurecidas

 

As fissuras dos dentes são depressões que constituem as superfícies mastigatórias dos dentes. Estas fissuras encontram-se nos dentes pré-molares e molares. Os alimentos e bebidas possuem corantes, principalmente doces, refrigerantes e bolachas, e assim como os cigarros estes corantes podem pigmentar as fissuras dentárias. Essas zonas são mais afetadas porque os resíduos alimentares ficam aí “agarrados”.

 

A pigmentação das fissuras pode ou não indicar a desmineralização do esmalte ou a presença de cárie, no entanto, a maioria das fissuras escurecidas poderão nunca desenvolver uma lesão de cárie.

 

Para um correto diagnóstico deve dirigir-se ao seu dentista, que com o auxilio de um Raio-X e observação clínica, poderá identificar a causa do escurecimento da fissura e indicar-lhe o tratamento mais adequado.

 

 fiss escu.jpg

 

Pigmentação de restaurações

 

Nas restaurações dentárias feitas em compósito (“massas”) há uma maior probabilidade de pigmentarem quando já são restaurações antigas. Esta pigmentação acontece maior parte das vezes na interface entre a restauração e o dente.

 

Para conferir que não passa apenas de pigmentação e que não há infiltração (cárie por baixo) da restauração dirija-se ao seu dentista.rest esc.jpg