Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Terapias alternativas? Sim ou Não?

Muitas são as pessoas que já tiveram dores de dentes, mas nem sempre se dirigem ao médico dentista à procura de resolução para tal. Existe quem opte por soluções caseiras ou por auto-medicação, não sendo estas as opções mais indicadas em certos casos.

As queimaduras químicas são um cenário recorrente, quando existe uma auto-medicação desapropriada por parte dos pacientes. Muitos têm tendência para colocar os fármacos diretamente junto ao dente, deixando-os dissolver apenas pela ação da saliva, e lentamente, vão haver consequências a nível dos tecidos moles, desencadeando este tipo de queimaduras. Muitas das vezes estes fármacos são indicados para toma sistémica e não para aplicação tópica. O mesmo acontece quando se aplica alho no local da dor, uma terapia alternativa, que apesar de não ser um fármaco, tem um caráter ácido capaz de causar mazelas nos tecidos moles quando existe um contacto prolongado.
Quanto ao mel, conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias, tem um alto teor de açúcar capaz de provocar desmineralizações nos tecidos dentários e levar às lesões cariosas se houver uma permanência prolongada na cavidade oral.

Qualquer um destes métodos serve apenas para disfarçar a sintomatologia dolorosa, não sendo, de todo, a resolução para o agende causal. Deve sempre dirigir-se ao seu médico dentista e expor a situação, de modo a ser observado e medicado apropriadamente e eliminar o foco infecioso.

 

queimadura quimica.jpg

 Queimadura quimica provocado por comprimido para as dores