Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Mordida Aberta Anterior

 

  Boa tarde,
 
  Tenho um filho com 8 anos. Os dentes superiores da frente já nasceram há quase 2 anos, mas parece que não crescem completamente, e quando sorri, tem uma abertura à frente. Isto é normal? Os dentes da minha filha mais velha cresceram logo. Será que devo levá-lo ao Dentista? Ou devo esperar que caiam primeiro os dentes de leite?
 
  Obrigada;
 
  Joana Ferreira
 
  Cara Joana;
 
  Pela sua descrição, penso que o seu filho apresenta uma mordida aberta anterior.
A mordida aberta anterior resulta de uma falta de contacto interdentário, em oclusão, entre os dentes superiores e inferiores. Isto significa que, com os maxilares encerrados, existe um espaço na zona anterior, como se pode observar na figura abaixo.
 
 
 
 
  Esta mordida aberta anterior pode ser devida a diversos factores. Entre eles encontram-se a hereditariedade (predisposição genética), bem como os hábitos parafuncionais, nomeadamente a sucção digital (“chuchar no dedo”), utilização de chucha, interposição lingual (colocação da língua entre as arcadas dentárias), sucção do lábio inferior, deglutição atípica (utilizando a língua para encerrar o espaço anterior na deglutição) e ainda a respiração oral. Crianças com problemas respiratórios têm tendência a respirar pela boca, mantendo-a aberta. Os músculos da face exercem uma pressão lateral, que vai condicionar o crescimento transversal das arcadas dentárias, criando problemas de oclusão importantes.
 
 
    Sucção Digital
 
  Interposição Lingual
 
 Sucção do Lábio inferior
 
 Respiração oral
 
  Aconselho-a a levar o seu filho ao Médico Dentista, especialista em Ortodontia, para que este o observe e possa indicar qual o plano de tratamento mais indicado para o caso.
  Esta situação deve ser corrigida o mais cedo possível, para permitir um crescimento e desenvolvimento normal das arcadas dentárias e mesmo dos maxilares. A primeira coisa a fazer é eliminar todos os hábitos referidos anteriormente, se existirem. Por vezes são utilizados aparelhos simples para ajudar a eliminar os hábitos mais persistentes. Poderá ser necessária também a colocação de um aparelho fixo, em muitos casos.
  Em adultos, a colocação de aparelho fixo nem sempre é suficiente para resolver esta situação, sendo muitas vezes necessário recorrer à cirurgia, para restabelecer o equilíbrio entre as arcadas dentárias.
 
  Esperamos ter respondido à sua questão.