Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Canino Incluso

 

  Boa Tarde.
 
  Tenho 15 anos e ainda tenho um dente canino de leite, em cima, que nunca caiu. Além disso, os dentes da frente estão a ficar um pouco desviados para o lado direito, que é o lado do canino de leite.
  Será que deveria usar aparelho?
  Este dente de leite está a demorar muito tempo a cair. Isso é normal?

 

 

  Sandra Silva

 


  Cara Sandra;
 
  A persistência do canino de leite pode dever-se a diversos factores.
Um deles é a agenésia do dente definitivo, ou seja, o dente definitivo que iria erupcionar nessa zona não se formou, e por isso a raiz do dente de leite não é reabsorvida e ele continua na arcada dentária.
  Mais frequente é tratar-se de um canino incluso. Isto quer dizer que o canino, por qualquer razão, ficou retido dentro do osso, e não conseguiu erupcionar. As causas podem ser diversas, nomeadamente um trajecto de erupção alterado, a falta de espaço, traumatismo de gérmen dentário, entre outras.
 
               Radiografia periapical mostrando um canino incluso.
 
  Aconselho-a a consultar um Médico Dentista, especialista em Ortodontia, para que este a observe e recolha todos os dados necessários ao estudo do seu caso. Só assim poderá saber se o dente definitivo está realmente incluso dentro do osso, e se deve ser traccionado ou n, ou seja, se deve ser conduzido até à sua posição normal na arcada, através de um aparelho ortodôntico.
 
            Exemplo de aparelho fixo e Tracção de Canino Incluso
 
Caso este dente definitivo não exista, ou esteja numa posição desfavorável à sua tracção, deve avaliar-se bem o estado do canino de leite, para perceber se este pode permanecer na arcada, pelo menos durante mais algum tempo.
 
  Esperamos ter respondido à sua questão.