Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Parestesia associada a Extracção de Siso Inferior

Olá,

 

Chamo-me Cristiane, e há 15 dias, fiz uma extração de siso inferior, sendo que tomei todas as recomendações e repouso, além dos medicamentos antes e pós extração, mas logo 3 dias após metade da minha lingua está dormente, sem sensibilidade, e estou preocupada se houve algo com o nervo. Estou conseguindo mexer normal, e o dentista diz que vai voltar, mas não conheço ninguém que passou por isso.

O que pode ter acontecido realmente?

O que devo fazer?

 

Agradeço desde já.

 

Resposta:

 

Cara Cristiane,

Antes de mais, obrigado pelo seu mail.

Pelo que nos refere, a sintomatologia pós-extraccional do seu Siso Inferior consiste numa parestesia (ausência de sensibilidade) do nervo sensitivo lingual.

Associada a qualquer cirurgia, seja ela do foro dentário ou não, existem sempre riscos, sendo que deverão ser controlados pelo clínico. Contudo existem alguns que não é possível avaliar, tal como a variação anatómica dos trajectos nervosos na zona da anestesia troncular (a que lhe provoca anestesia temporária do lábio e língua) a que você deverá ter sido sujeita para tal cirurgia.

Por esta variação anatómica é possivel que, durante a punção da agulha (entrada da agulha na mucosa oral), esta terá tocado numa estrutura nervosa, lesando-a. Normalmente, é frequente o paciente referir uma sensação de choque eléctrico nessa altura.

Daqui poderá resultar uma parestesia do Nervo Dentário Inferior, que se manifesta com uma ausência de sensibilidade labial do mesmo lado da punção ou do Nervo Lingual, com as mesmas características mas, desta feita, ao nível da língua.

Esta é a razão mais frequente de parestesia associada a cirurgia do Siso Inferior.

Felizmente, esta parestesia é, na maioria das vezes, temporária. Pode levar dias a semanas a recuperar, sendo por isso imprevisível quando é que você irá ganhar sensibilidade novamente.

Existem fármacos que estão indicados nestes casos, sendo o mais frequente um complexo vitamínico B (por exemplo o Neurobion). Porém, não deverá auto-medicar-se, aconselhando-a a informar-se junto do seu Médico Dentista.

Os nossos cumprimentos e as suas rápidas melhoras.

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Linha White 15.11.2017 18:55

    Boa tarde,

    Existem fármacos que estão indicados nestes casos, sendo o mais frequente um complexo vitamínico B (por exemplo o Neurobion). Porém, não deverá auto-medicar-se, aconselhando-o a informar-se junto do seu Médico Dentista.

    As suas melhoras.

    Com os melhores cumprimentos,

    A Equipa White.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 15.12.2017 02:51

    A mais de 2 anos tmb fiquei com parestesia em 4 dentes e lábio do lado direito. Mesmo depois desse tempo todo ainda existe a possibilidade de tomar esse medicamento e ele fazer efeito?
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.