Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Retratamento endodontico

Boa tarde,

 

Qual a necessidade de voltar a desvitalizar um dente que já foi desvitalizado anteriormente? A minha dentista disse-me que tenho um quisto à volta da raiz de um dos meus dentes desvitalizados, e, como tal, pretende voltar a efectuar o tratamento. É suposto isto acontecer em dentes desvitalizados? E o quisto vai desaparecer com a nova desvitalização? Não seria melhor tirar o dente e por um implante?

 

Obrigado

 

João Sousa

 

 

Boa tarde João,

 

Um dente incorrectamente desvitalizado é sempre um possivel candidato ao desenvolvimento de patologias periapicais (quistos, granulomas, etc, que se desenvolvem em torno da raiz do dente). Tal poderá acontecer por inumeras razões, das quais destacaria o não cumprimento de regras de isolamento (durante a desvitalização, o dente deverá estar isolado por um dique de borracha, que impede a passagem de fluidos entre a cavidade oral e o interior do dente), a incompleta preparação dos canais radiculares (os canais existentes dentro das raizes dos dentes, onde está a polpa dentária), e a obturação / encerramento ineficaz destes mesmos canais, no final da desvitalização.

 

O retratamento endodontico (remover todo o material que foi colocado no interior dos canais, limpar todo o conteudo dos mesmos, desinfectar e preencher toda a raíz até ao ápex / extremidade do dente), tem uma alta taxa de sucesso, e poderá levar ao completo desaparecimento dessa mesma lesão, pelo que será o mais indicado. Se este se revelar ineficaz, poderá ter de ser efectuada uma cirurgia periapical (abre-se uma pequena "janela" na gengiva e no osso subjacente, limpa-se toda a lesão, preenche-se com osso artificial, e encerra-se). Só perante o insucesso do retratamento endodôntico e da cirurgia periapical é que será recomendável a extracção do dente e posterior colocação de um implante dentário. Lembre-se que o melhor implante é o seu próprio dente!

 

Assim sendo, recomendamos que procure um Médico Dentista com formação específica na área da Endodontia,que lhe poderá efectuar um tratamento com alta taxa de sucesso, desde que feito segundo todas as normas científicas actuais, e com os materiais adequados.

 

Esperando ter respondido à sua questão

 

Atenciosamente

 

A Equipa da WHITE

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.