Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Aparelho Orto-Ligual

 Olá!

Antes de começar, gostaria de vos dar os Parabéns pelo trabalho que têm mostrado no programa "Doutor preciso de ajuda".
Ouvi falar de um aparelho orto-lingual. Penso que seja o mesmo sistema dos aparelhos que se usam agora, mas em vez de estar à mostra, está na parte de dentro dos dentes.
Gostaria de saber se o fazem e se sim, quais as vantagens/desvantagens do mesmo.
Desde já agradeço a vossa disponibilidade!
Obrigada!
Cláudia Gualdino

 

 

 

 Boa tarde Cláudia,


desde já agradecemos o seu contacto. Lemos atentamente o seu mail e vimos por este meio responder-lhe à sua questão. 


Relativamente à ortodontia lingual, é um tratamento que utilizamos na nossa clínica para corrigir determinados casos ortodônticos. A ortodontia lingual é a técnica ortodôntica em que o aparelho fixo é colado na face interna dos dentes, ou seja, as faces dos dentes viradas para a língua. Daí o nome Ortodontia Lingual.


A possibilidade de fixar o aparelho fixo pelo lado interno dos dentes abre uma nova perspectiva para os pacientes que necessitam de tratamento ortodôntico fixo e não podem exibir o conhecido "sorriso metálico " por motivos pessoais ou profissionais.

Esta técnica foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 70, pela necessidade de tratamento ortodôntico em modelos, artistas de cinema, políticos, desportistas e demais pessoas públicas.

Vista de baixo para cima do aparelho lingual

As principais vantagens são o facto de serem estéticos (menos visíveis), o paciente e o médico acompanham a evolução do tratamento mais facilmente devido a não interferência visual do aparelho, o aumento de volume labial associada à colocação do aparelho fixo nas faces de fora do dente (tratamento convencional) não existe quando se usa o aparelho lingual o que permite preservar o perfil do paciente e o risco de lesões nas mucosas nas bochechas e lábios também está diminuída.

As desvantagens são a dificuldade de higienização por parte do doente numa zona que frequentemente acumula placa bacteriana, alteração de alguns fonemas por alguma interferência com a lingual e maior dificuldade para o médico dentista na sua colocação por acesso dificultado e visibilidade diminuída.

Espero que o nosso e-mail a tenha esclarecido e auxiliado. 

Com os melhores cumprimentos
A equipa da CDL