Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Dentes Tortos

Boa tarde!
 
Gostaria de saber se é possível arrancar um ou mais dentes e colocar implantes. Tenho um familiar que não quer usar aparelho, pois a profissão não o permite, e visto que tem os 2 dentes tortos, queria optar por arrancá-los, e pôr os implantes. É possível? Poderá fazer-se tudo na mesma consulta?
 
Obrigada.
 
Sara

 
Boa tarde Sara,

A colocação de implantes dentários tem como objectivo reabilitar espaços sem dentes que muitas vezes se encontram assim há bastante tempo ou reabilitar dentes que têm que ser extraídos devido a algum problema ou inflamação.·
O facto do seu familiar  ter os dentes tortos não leva a que tenha que os tirar para colocar uns direitos. Como Médicos Dentistas não aconselhamos extracção de dentes sem que esta seja necessária.

Para qualquer tipo de reabilitação dentária,  e em casos como o do seu familiar tem que se avaliar vários factores, tais como, Higiene Oral (é essencial manter uma boa saúde oral, ter os dentes limpos, fazer visitas regulares ao Médico Dentista ou Higienista para tentar prevenir  a acumulação de placa bacteriana, cáries e infecções nos dentes, osso e gengiva), Boa quantidade e Qualidade do osso dos maxilares e o estado de saúde geral.

No caso que referiu, se os dentes do seu familiar estão tortos, é possível que tenha falta de espaço na arcada, logo, se tem falta de espaço para os dentes verdadeiros, também  terá falta de espaço para colocar implantes nesse local.  O espaço inter-dentário também é uma condicionante para a colocação de implantes.


No entanto, para lhe dar uma resposta concreta teria que o observar. Posso adiantar-lhe alguma informação sobre os tratamentos possíveis para os dentes tortos.

Para colocar aparelho dentário também é fundamental que tenha um osso maxilar e mandibular em boa quantidade e qualidade para que seja possível exercer as forças suficientes para endireitar os dentes.
É um tratamento demorado, uma vez que são forças que vão ser exercidas nos  dentes para os endireitar e têm que ser feitas lentamente para não os lesar.
Quanto a ser inestético, actualmente já existem brackets transparentes, em vez dos metálicos, e em certos casos é possível colocar o aparelho na parte palatina e lingual dos dentes, isto é na parte de trás dos dentes, sem que se perceba que tem aparelho dentário.
O tratamento ortodôntico para endireitar os dentes, normalmente é o tratamento de eleição, se a pessoa em questão reunir as condições necessárias para tal, uma vez que mantém intactos os dentes naturais.


É também possível, em determinados casos,  colocar coroas ou facetas (capas de cerâmica) para corrigir o desalinhamento dentário, quando este não é muito severo. No entanto, para este tipo de reabilitação é necessário desgastar os dentes naturais para que posteriormente estes as possam receber. As coroas ou facetas são cimentadas (coladas) aos dentes.
 Em todos os tratamentos os cuidados de higiene oral e as visitas periódicas ao Médico Dentista são essenciais.

Deste modo, aconselho o seu familiar a consultar o  Médico Dentista para que o seu caso possa ser estudado e avaliado e assim obter o Plano de Tratamento mais adequado.

Obrigada pela sua questão.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.