Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Periodontite

 
 
Boa tarde, tenho as gengivas a retraírem-se, fui á minha dentista e disse que a única forma de proteger o que resta das minhas gengivas é uma adequada higiene oral que mantenho dentro do possível, 2 vezes por dia, uma de manha e outra á noite.
 
Será mesmo assim? Não existe nenhum tratamento que pare com a retracção das gengivas? Tenho que ficar á espera que a gengivas acabem e que os dentes abanem e acabem por cair?
 
Cumprimentos
 
 

 

Boa tarde Luis

A doença periodontal caracteriza-se pela destruição dos tecidos que rodeiam o dente (a gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal, etc), sendo progressivamente mais grave se o doente não adoptar métodos de higiene oral extremamente rígidos. A Periodontite é uma doença que não se trata, mas que se controla. É provocada pela acção das bactérias periodontopatogénicas (determinadas estirpes bacterianas conhecidas pelos investigadores, capazes de causar destruição dos tecidos periodontais), num individuo susceptivel. Isto é, a inexistência ou limitação da presença destas mesmas bactérias, permite o controlo da evolução da doença periodontal. Assim sendo, a sua doença poderá não evoluir, caso sejam adoptadas mais medidas preventivas e de controlo da placa bacteriana.
Estas medidas passam não só pela escovagem (com um método adequado, pelo menos 2 vezes ao dia durante 2 minutos)e utilização do fio dentário e de escovilhões (que permite limpar os cerca de 30-40% de superfície dentária que não são abrangidos pela escovagem), mas também pelo controlo profissional, com visitas no mínimo semestrais à sua Higienista Oral ou ao Médico Dentista. Como disse atrás, o tratamento é PREVENTIVO, e não existe actualmente nenhum método previsivel que permita recuperar o os tecidos periodontais perdidos. Assim sendo, mantenha a sua situação actual e não a deixe evoluir, seguindo à risca o protocolo de controlo de placa bacteriana que lhe foi indicado.

Esperando ter esclarecido a sua duvida

Atentamente

A Equipa da WHITE



 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.