Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Ausência de Dentes Definitivos em Crianças

Boa Tarde,

 

Foi feito um Rx a uma criança de 7 anos no qual se verificou ausência dos incisivos centrais superiores, qual a melhor solução? Significa que tem agenesia desses dentes?

 

Agradeço a atenção dispensada,

Albertina

 

 

Boa Tarde Albertina,

 

Os gérmens dos dentes definitivos, isto é, os dentes definitivos ainda não erupcionados mas já em formação, começam a ser visíveis ao Rx por volta dos dois anos e meio de idade.

Se foi feito Rx a uma criança de 7 anos e os incisivos centrais superiores não estão presentes é porque houve uma ausência de desenvolvimento dos dentes em causa. A criança apresenta, por isso, agenesia dos incisivos centrais superiores.

 

É também por volta dos 6 / 7 anos de idade que os incisivos centrais  inferiores e superiores decíduos (de leite) são substituídos pelos incisivos definitivos. É a reabsorção das raízes dos dentes decíduos, que é feita pelos dentes definitivos, que promove a troca de dentição.

 

No entanto, se os dentes definitivos não estão presentes a reabsorção radicular, que faz com que os dentes decíduos comecem a abanar e caiam, não é feita da mesma forma nem com a mesma rapidez. É a ausência de formação dos dentes definitivos que muitas vezes permite que os dentes decíduos se mantenham em boca até idades mais avançadas.

 

É importante ir controlando o estado radicular e a mobilidade dos dentes em causa. 

Cada caso é um caso, mas por regra, o ideal é que os dentes decíduos se mantenham até ao fim do crescimento altura mais indicada para reavaliar e tomar decisões definitivas de reabilitação, de acordo com a necessidade.

 

Esperamos ter respondido à sua questão.

 

Atenciosamente,

 

A Equipa WHITE - Clínica Dentária da Lapa