Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

SISOS INCLUSOS

 

 

Caríssimos,

 

Tenho 34 anos e no ano passado (Março) fiz no IMI um RX_ tridimensional à boca; O dentista constatou que tinha os 4 sisos inclusos, deitados, e os 2 inferiores a apodrecer, encontrando-se de certa forma fundidos com o nível das raízes dos outros dentes, provocando a sobreposição da raiz / osso do siso com as dos últimos molares (maxilar superior e inferior).
O problema é que estão todos deitados, a empurrar os restantes dentes inferiores o que provoca algum desconforto. Nota: o custo da cirurgia na clínica, foi de 300,00 €.
O meu dentista removeu apenas um dos sisos inferiores (Setembro 2008), e foi terrível em termos de extracção em si, aprox. 3h30 a 4 horas de dores lancinantes durante toda a cirurgia … tive que serrar o osso para além de incisão na gengiva para remover todo o dente.
Ainda tenho em memória o horror que vivi, e a quantidade de analgésicos diários! O positivo, é que a gengiva (cicatriz) sarou muito rapidamente e sem qq infecção ou complicação, devido aos meus cuidados de higiene oral.
Tenho estado a pesquisar outros especialistas da área (estomatologia) para a exodontia dos restantes…
 
Há possibilidade de me informarem do seguinte:
1) É possível a remoção dos 3 restantes sisos, apenas numa única cirurgia? Com anestesia local ou geral?

 

2) Existem maneiras menos dolorosas, que permitam extrair os dentes inclusos deitados?
Tenho receio de outra intervenção, contudo já me mentalizei, e também de que os restantes sejam afectados pela infecção do siso inferior que está apodrecer (segundo o Médico referido).
Fico a aguardar os V/ comentários, assim que possível.
Obrigada.
Cumprimentos,
Sílvia
 
 
 
Boa tarde Sílvia,
Para respondermos com rigor à sua questão teríamos que lhe fazer um exame clínico e exames complementares de diagnóstico como ortopantomografia (RX panorâmico aos maxilares superior e inferior e estruturas adjacentes).
Pelo que me descreve e pela informação que tem do seu Médico Dentista, a posição horizontal dos seus dentes torna difícil a cirurgia para a extracção.
De um modo geral a exodontia (extracção) dos dentes do siso é um procedimento seguro quando realizado por um especialista. Normalmente é uma cirurgia realizada com anestesia local, sendo em alguns casos aconselhada a cirurgia no bloco operatório com anestesia geral. É importante perceber que o osso e a gengiva reagem à extracção de um dente, isto é, pode haver algum edema (inchaço), dor ou algum mau estar nos dias após a cirurgia. No seu caso, como foi uma cirurgia longa e difícil é justificada a sua recuperação lenta.
Como referiu, é fundamental seguir as recomendações do Médico, tanto em relação à medicação como aos cuidados diários:
- Aplicar gelo,
- Não bochechar no 1ºdia,
- Comer coisas frias e moles,
- Fazer uma higiene oral rigorosa,
- Não fumar, não beber bebidas alcoólicas,
- Não praticar exercício físico nem fazer esforço nos dias seguintes, entre outros.
Se verificar alguma alteração que a preocupe, não deve hesitar e contactar o seu Médico.
Em relação à sua primeira questão seria aconselhado, como já referimos, observá-la e avaliar o seu RX, no entanto podemos adiantar-lhe que existem casos em que é possível a extracção dos 3 sisos numa única intervenção cirúrgica, na maior parte das vezes com anestesia geral, em bloco operatório. No entanto, há na mesma toda uma recuperação posterior à cirurgia da extracção de 3 dentes do siso, sendo apenas uma mais-valia durante a cirurgia, uma vez que não se apercebe nem sente nada.
Quanto à sua segunda questão, podemos dizer-lhe que os procedimentos dos médicos dentistas são sempre minimalistas, dentro do possível em relação a cada caso, o que varia é o modo de reagir de indivíduo para indivíduo. Em cirurgias mais complicadas são necessários procedimentos mais agressivos, como a remoção de osso, que podem tornar a reabilitação mais dolorosa.
Aconselhamo-la a procurar o seu Médico Dentista ou outro especialista da sua confiança e expor-lhe as suas questões e ouvir a sua opinião.
Muito Obrigada pela sua questão.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.