Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Dente desvitalizado é problemático?

Boa Noite,
 
visitei este site muito interessante e gostaria de enviar este pequeno apontamento e as questões inerentes.
 
Depois de desvitalizar alguns dentes e de ter tido alguns problemas, tenho um dente que iria ser desvitalizado mas que até este momento nunca doeu.
Hesitei em desvitalizá-lo. Por ter tido alguns problemas e também por ter ouvido anteriormente uma opinião médica que dizia ser sempre mais problemático um dente desvitalizado.
Na gengiva junto a este dente existiria uma infecção que entretanto parece ter melhorado ou desaparecido.
 
- Desvitalizar um dente que não dói será lógico ?
- Um dente desvitalizado é um dente mais problemático ?
- A desvitalização de um dente que não dói pode constituir uma forma de evitar ou curar uma inflamação ou infeccção existente ?
 
Com os melhores cumprimentos,
Maria Amaro

 


Olá Maria,

Obrigada pelas suas questões.
Muitas vezes os dentes apesar de assintomáticos (sem causarem dor) podem ter lesões associadas. Pelo que nos contou, é o que deve ter acontecido no seu dente, ou seja, apesar de não sentir dor, este desenvolveu uma infecção que acabou por ser drenada através da sua gengiva. Para se desenvolver uma infecção desse tipo é porque algo a causou e como tal a causa terá de ser eliminada. Frequentemente a forma de a eliminar é através da desvitalização dos dentes. Se o seu médico dentista observou o caso e viu que o dente terá de ser desvitalizado, penso que deverá confiar nele. Se mesmo assim tiver dúvidas, aconselho-a a consultar um outro especialista.
Em relação à questão dos dentes desvitalizados poderem ser mais problemáticos, se o tratamento for correctamente efectuado, em príncipio os dentes não lhe devem causar mais problemas. É claro que é sempre preferível termos os dentes vitais e saudáveis, mas se estes desenvolvem algum tipo de problema, temos de os tratar de forma a ser possível mante-los na cavidade oral.  

Esperamos ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas.

Cumprimentos,

Euipa WHITE- Clínica Dentária da Lapa