Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Desvitalização e Coroas em Cerâmica

 Boa tarde,

 
Encontrando-me actualmente a fazer um tratamento periodontal que envolve cirurgias dos quadrantes posteriores (os blocos anteriores não serão objecto de cirurgia dado a infecção se encontrar controlada, e a mobilidade ter melhorado na sequência de curetagens sub-gengivais), e após ter ouvido opiniões distintas sobre a colocação de coroas vs desvitalização dos dentes a intervencionar, solicito a vossa opinião no sentido de saber se é realmente obrigatório desvitalizar os dentes (sãos) onde pretendo colocar as coroas (todas em cerâmica).
 
Acrescento que, a opção das coroas prende-se, naturalmente, com o aspecto estético dos dentes, dado a gengiva ter retraído (face à doença periodontal), e após a minha médica me ter dito que a periodontite está a evoluir favoravelmente, isto é, a mobilidade dos dentes decresceu substanciamente e as gengivas já possuem um aspecto bem mais saudável.
 
Agradeço a vossa atenção e subscrevo-me com estima.
 
Boa noite,

De facto, estando a sua doença periodontal completamente controlada, nao existe qualquer contra indicação para a colocação de coroas em ceramica na sua boca, melhorando a funçao e a estetica. Realço, no entanto, que a manutenção e consultas de higiene oral terão de ser escrupulosamente seguidas, de forma a que esse controlo da doença se mantenha ( a doença periodontal nao se cura, controla-se).

Nao existe nenhuma obrigatoriedade de desvitalizar todos os dentes que serão recobertos por coroas em ceramica. A desvitalização pode ser
 preventiva (o desgaste que é efectuado no dente para criar espaço para a coroa poderá ser agressivo para a polpa / nervo do dente, levando à necessidade de desvitalizar), ou poderá ser simplesmente efectuada para reduzir ou impedir a hipersensibilidade do dente, visto parte da raiz (que nao tem esmalte e é mais sensivel a estimulos termicos) estar exposta (como consequencia da doença periodontal).

De qualquer forma, so com avaliação clinica e radiografica, se poderia chegar a uma conclusão e afirmar a necessidade de desvitalizar ou nao todos os dentes. Relembro-lhe ainda que a desvitalização, caso necessario, poderá ser feita depois da colocação das coroas, bastando para isso criar um acesso atraves da coroa até alcançar o interior do dente, permitindo a Endodontia.

Esperando ter ajudado

A equipa da WHITE