Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Desvitalização - retratamento

Olá amigos,

 

Fiz um canal há uns cinco anos acho que é um pre molar, (ou molar?) mas a peça que foi colocada quebrou e demorei uns meses para ir à dentista. Ela então resolveu tratar de novo o canal para eliminar uma possível contaminação e fez o procedimento hoje, mas exagerou e arrombou o dente e perfurou minha gengiva. Agora estou com um furo de uns três milímetros no meio da gengiva e estou com medo... será que não pode haver a tal contaminação que ela queria combater? É comum isso acontecer? Será que esse furo vai fechar?
 
Obrigada por sua atenção 
 
 
Boa noite,

A questão que nos coloca sobre o tratamento endodóntico (desvitalização) é muito pertinente. Um tratamento endodóntico só deve ser considerado terminado quando se realiza a restauração final, de forma a promover um bom selamento e impedir uma possível contaminação dos canais, que ponha em causa o sucesso do tratamento. 
Quando ocorrem fracturas coronárias ou de restaurações,  nas quais há exposição do material obturador da desvitalização e consequente contaminação, está indicado proceder com o retratamento endodóntico, ou seja, repetir a desvitalização. O grande problema é que os retratamentos endodónticos são tratamentos de dificuldade alta e com um risco aumentado.
Muitas vezes há necessidade de remover mais estrutura dentária por infiltrações de cáries ou fissuras, podendo o dente ficar debilitado. Nestas situações aconselhamos que a reabilitação posterior  seja feita com uma coroa de forma a conseguir um bom selamento e uma reabilitação resistente desse dente.
Em relação à perfuração gengival que nos refere, é muito difícil facultar uma opinião sem observação clínica, de qualquer das formas, e uma vez que isso a preocupa aconselhamos que marque uma consulta com o seu médico dentista, para que ele avalie e lhe possa explicar o motivo dessa alteração.

Melhores cumprimentos

Equipa White - Clínica dentária da Lapa