Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Cáries em Dentes Temporários (Dentes de leite)

 

Bom dia,

 

Tenho um filho com 7 anos que já tem 8 dentes definitivos, 4 à frente e 4 atrás.

Reparei no outro dia que tinha os dentes de trás furados, aqueles ques estão antes dos definitivos. Falei com uma amiga minha que me disse que não era preciso tratá-los porque os definitivos estão quase a nascer. É verdade? Gostava de saber a vossa opinião.

 

Obrigada,

 

Carla M.

 

 

 

Bom dia Carla,

 

Os nossos dentes são muito importantes, sejam definitivos ou temporários. Como tal, é fundamental que desde cedo existam cuidados rigorosos de Higiene Oral.

Quando se trata de crianças os primeiros cuidados de higiene oral como a escovagem e bochechos, devem ser orientados e controlados pelos pais ou pessoas próximas das crianças para ser possível verificar se a escovagem está a ser eficaz e se os dentes estão limpos.

Os dentes temporários têm o seu tempo de duração na cavidade oral e só devem ser removidos quando os dentes definitivos já se encontram em erupção ou quando sujeitos a tratamentos específicos como a Ortodontia (aparelhos).

Se deixarmos dentes temporários com cárie na boca da criança, esta cárie vai evoluido, os dentes podem partir e pode provocar dor.  Em alguns casos a solução final é apenas a extracção.

No entanto, se o dente em questão for extraído e se o dente definitivo ainda não estiver a erupcionar, fica um espaço por preencher. Nos maxilares, quando existe um espaço sem dentes, os dentes do lado vão ocupando esse espaço vazio, perdendo o espaço do dente definitivo e quando este erupciona, posteriormente, pode já não existir espaço e este fica torto.

Para tentar evitar este tipo de problemas é essencial que as crianças visitem o Médico Dentista pelo menos de 6 em 6 meses, para que este possa fazer os tratamentos preventivos, como aplicação de Flúor e Selantes e despistar problemas como cáries, inflamações, fracturas, entre outros e também que tenham uma Higiene Oral exemplar em casa e na escola.

 

Obrigada pela sua questão

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.