Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Odontopediatria/ Cáries

Boa tarde,

O meu nome é Manuela e tenho um filho com 7 anos que tem duas enormes cáries nos dentes de trás, aqueles que só devem cair lá para os 10 anos, têm sido tratados desde que tinham um furinho insignificante, mas parece que os dentes dele desgastam-se por dentro e a massa cai. Não sei o que fazer, de vez em quando ele tem dores e já fui a diversos dentistas, e dizem que não se pode fazer nada e que devo deixar ficar assim, mas será que é mesmo assim?

Não consigo entender, foi sempre uma criança que não tomou antibióticos, bebe muito leite e não é nada apreciador de doces, o que me aconselha?

Muito obrigada,

Manuela Martins

 

A idade do seu filho é especial, tendo em conta que está numa fase de transição da dentição.

Deverá ter atenção, pois os dentes que referiu, poderão não ser de leite, mas sim os primeiros molares definitivos, que nascem normalmente aos seis anos.

Em crianças, é normal a existência de cáries rampantes, ou seja, com uma evolução muito rápida, mesmo quando não há o hábito de comer muitos doces, de tomar antibióticos, ou de beber muito leite.

Por norma, um médico dentista opta por não remover os dentes de leite, para que os mesmos mantenham o espaço necessário à erupção dos definitivos.

Dependendo dos caso, pode ser feito uma pulpotomia ou pulpectomia, ou seja, tirar a vitalidade do dente, mas apenas com uma análise clínica/radiográfica se pode fazer o diagnóstico.