Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

A importância do dique de borracha!

O isolamento absoluto dos dentes que se querem tratar, tanto para eliminação de uma lesão de cárie, como uma endodontia ou mesmo para a colocação de um trabalho de prótese fixa, entre outros, é de extrema importância para o sucesso do tratamento

 

É um meio utilizado para isolar um ou mais dentes, proporcionando um campo operatório limpo, seco e ideal, possibilitando a visibilidade máxima da área a ser tratada, protegendo os lábios, a língua e as bochechas do paciente e eliminando a presença de humidade, sem causar desconforto ou dor ao paciente.

 

Apresenta inúmeras vantagens, nomeadamente: 

1. Manter o campo operatório limpo e seco: o médico consegue melhorar o seu desempenho, havendo um menor risco de problemas pós-operatórios provenientes da contaminação com os fluidos bucais. O tempo ganho a trabalhar num campo limpo e com boa visibilidade, compensa o tempo gasto para a colocação do isolamento absoluto.

2. Melhor acesso e visibilidade do/s dente/s a tratar.

3. Aumenta as propriedades dos materiais: os materiais restauradores diminuem as suas propriedades físicas se utilizados num campo húmido.

4. Protecção do paciente e do médico: impede o paciente de engolir ou aspirar pequenos instrumentos, produtos provenientes dos procedimentos restauradores ou qualquer outro tipo de elemento estranho, protege os tecidos moles da irritação e danos causados pelos materiais e instrumentos utilizados. O médico fica protegido de possíveis  infecções presentes na boca do paciente.

5. Redução da contaminação, o isolamento absoluto reduz sensivelmente a contaminação ambiental durante o tratamento dentário.

 

Apesar de não ser utilizado por todos os dentistas, o isolamento absoluto deveria ser prática comum devido a todos os benefícios que permite para o sucesso a longo prazo de um tratamento dentário.

 

Imagem de um dique de borracha montado:

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.