Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Dentes Natais e Supranumerários

Olá, Boa Tarde,

 
O meu filho tem 8 anos e nasceu com 2 dentes (tal como eu) , com um dia de vida teve de extrai-los por estarem a abanar muito. Entretanto ele ficou sem estes dentes até aos seis anos.
Agora numa visita ao dentista (por ter uma carie) este detectou que ele à frente dos caninos de leite tinha 6 dentes e não 4, apóss rx verificou-se que os caninos estão inclusos.
Pretendia saber o porquê de ele ter 2 dentes a mais e se tem a ver com ele ter nascido com 2 dentes.

 

 

 

 

 

Boa Tarde!

Obrigado pela sua mensagem.
Pelo que nos descreve o seu filho nasceu com dentes natais ou seja dentes que aparecem na cavidade oral no momento do nascimento da criança. Estudos relatam que o aparecimento destes elementos na cavidade oral ocorre com uma baixa frequência, sendo a razão de 1/2000 nascimentos. Quando os dentes apresentam mobilidade devem ser extraídos uma vez que pode existir risco de aspiração. 

 

Quanto à segunda situação de que nos fala parece-nos que o seu filho tem dentes supranumerários ou seja dentes em excesso na arcada dentária. A sua prevalência é cerca de 1%, sendo mais comum no sexo masculino numa proporção de 2:1. Como estes dentes foram detectados ainda na dentição de leite deverá consultar o seu médico dentista uma vez que deve tomar providências, isto é, diagnosticar quais os dentes supranumerários e quais os dentes definitivos de forma a extrair os supranumerários para que os definitivos erupcionem correctamente na arcada dentária.
 
Esperando ter sido útil,
Cumprimentos,
Equipa White