Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Abcessos em dentes de Leite

 


       Boa tarde,
 
       Decidi recorrer à vossa ajuda pelo seguinte, tenho uma filha de 8 anos,felizmente muito saudável,porém com um problema: os abcesos.
       Para vos ser franca a primeira vez que fui com ela ao dentista tinha ela 6 anos, desde então temos ido regularmente,no entanto eu não entendo como é que ela "ganha" tantos abcesos? 
       Já fui a vários dentistas,mas estes limitam-se a chumbar os dentes que disso necessitam,
em relação aos abcesos não me dão nenhuma indicação. Como mãe custa-me ve-la nesta situação sem conseguir fazer nada! 


       Se me pudessem dar alguma sugestão,agradeci-lhes imenso

       

       Com os melhores cumprimentos
 

 

 

 

 

 

Boa tarde,

Os abcessos na idade da sua filha estão normalmente associados a caries dos dentes de leite, nomeadamente quando são extensas e chegam próximo do nervo do dente. Quando isto acontece, desencadeia-se um mecanismo de defesa do dente em resposta à agressão da carie dentária. O problema é que muitas vezes a agressão da carie excede a capacidade de recuperação do dente que acaba por necrosar (falência do aporte sanguíneo e sensitivo do dente), com isto começa a dar-se uma rápida proliferação bacteriana que provoca os abcessos.
Á única forma de evitar estes abcessos é realizando a remoção do conteúdo pulpar do dente (nervo e vasos) que pode ser feito parcialmente (pulpotomias) quando a zona atingida se limita à coroa do dente ou total (pulpectomias) quando já há um atingimento nível das raízes. Não fique assustada, pois estes procedimentos apesar de mais inavsivos são simples de realizar.

Esta reacção de necrose, pode também acontecer depois de se "chumbar" os dentes, pelo mesmo motivo, o dente apesar de  ter sido limpo da carie não se consegue defender pela área abrangida, acabando por originar os abcessos. 

O ideal é que fale com o seu médico dentista e lhe explique as sua preocupações de forma a estabelecerem o melhor plano de tratamento para a sua filha.

Melhores cumprimentos,

Equipa White - Cliníca dentária da Lapa