Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Desordem da Articulação Temporo-Mandibular

 

Boa tarde,

Foi - me diagnosticada uma fractura da parede posterior da ATM (articulação) esquerda e fractura da base do côndilo mandibular esquerdo sem luxação.

Qual a vossa opinião?

As desordens ou traumas da articulação temporo mandibular (ATM) são normalmente condições clínicas difíceis de diagnosticar e tratar.
Numa situação de trauma da ATM é importante começar por avaliar se há alguma lesão nos tecidos moles ou nos tecidos duros. 
Lesão num tecido duro, como por exemplo, fractura maxilar ou mandibular, incluindo  a fractura do côndilo produz muito frequentemente má oclusão súbita (relacionamento entre os dentes alterado) e um padrão alterado de abertura da boca. Nesta situação deve ser feito exame radiográfico para determinar se há fractura de estruturas ósseas ou dentárias. Lesão/fractura de estruturas ósseas deve ser prontamente identificada para que o tratamento apropriado seja feito.
O tratamento pode variar não só consoante a zona mas também consoante a  extensão da fractura. Nesta situação, a opinião de um Cirúrgião Maxilo-Facial é essencial. Depois das estruturas ósseas serem examinadas e inicialmente tratadas, devem ser avaliados os tecidos moles. O tratamento varia de acordo com a severidade dos sintomas. Isto é, o tratamento pode variar consoante o grau de dor, alterações significativas no movimento da mandíbula, alterações siginificativas no encaixe dentário, entre outros. Nesta fase, é importante a opinião de um médico dentista especialista em Oclusão. O tratamento de desordens temporo mandibulares e oclusão é muito específico. É essencial que seja feito exame clínico e radiográfico individualizado. Consulte um Cirurgião Maxilo-Facial e um Médico Dentista especialista em Oclusão. 

 

Esperamos ter ajudado. 

Obrigado pelo seu contacto. Equipa WHITE