Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Repetição desvitalização

boa tarde,
 
Desde já permita-me elogiar o excelente trabalho presente no blog. Passo de seguida a apresentar a minha duvida:
 
um dente meu foi desvitalizado á +/- 3 anos, o medico dentista é de minha confiança, dentista habitual á 15 anos.Passados 3 anos e sem qualquer lesão exterior visivél, o dente começou-me a doer fortemente, dirigi-me ao dentista, este disse que era impossivel o dente estar a doer porque estava desvitalizado, entretanto receitou-me uns analgesicos e pediu-me para esperar a ver se a dor, a dor não passou e voltou a ser desvitalizado o dente.
 
a minha duvida é, erá justo pagar 2 vezes processo de desvitalização de 1 dente? se o dente tivesse sido correctamente desvitalizado voltaria a doer?
 
melhores cumprimentos
 
Bom dia;
A dor pode ter duas origens, a primeira é a endodóntica, que se refere aos tecidos do interior do dente. Isto significa que quando um dente está vital e sofre uma agressão, nomeadamente por cárie, desenvolve uma inflamação do tecido pulpar (tecido interno), que por estar circundada por tecidos duros não extensíveis ao processo inflamatório, levamdo a um quadro de dor aguda que só pode ser aliviado pelo tratamento endodóntico (desvitralização).
Outra origem de dor é a periodontal, ou seja, dos tecido à volta do dente e respectiva raiz.  Estas dores periodontais podem estar relacionadas com  os tratamentos endodónticos.
Os tratamentos endodónticos têm que cumprir alguns requisitos que são essenciais para o sucesso futuro do tratamento, sendo um dos mais importantes, a remoção da totalidade do conteúdo pulpar conseguindo-se uma obturação completa dos canais radiculares.
Uma das grandes dificuldades destes tratamentos são as variações anatómicas de cada dente que podem impossibilitar a limpeza e desinfecção de alguma porção.  Por muito pequena que seja esta zona não limpa, isto poderá acarretar a uma infecção secundária por desenvolvimento microbiano nessa porção.   Nestes casos e uma vez que, o dente já esta desvitalizado, apenas se verificará dor quando houver afectação periodontal, ou seja, quando a infecção extravasar a raiz e se iniciar uma inflamação no ápice (ponta) da raiz.
Quando isto acontece, o retratamento endodóntico é necessário. Ainda assim, e de acordo com o tipo de bactérias envolvidas no processo, pode haver persistência da lesão e nesse caso estará indicada uma apicectomia, que não é mais que uma pequena cirurgia para rectificar a zona danificada e eliminar a infecção.
Em relação aos honorários, isso é sempre uma decisão do seu médico,  sendo que os tratamentos têm que ser sempre realizados neste tipo de situação e que na maioria das vezes não são  devidas a um mau tratamento inicial.
Melhores cumprimentos.
Equipa White

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.