Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Bonding ou dentisteria adesiva

“BONDING”: Dentisteria adesiva, a forma mais conservadora de tratar os dentes!

 

 

A incidência da cárie dentária tem diminuído significativamente ao longo dos anos devido ao uso do flúor e do aumento da consciência do paciente para o cuidado da sua cavidade oral. No entanto, os dentes ainda são susceptíveis a cáries e infecções sendo por isso necessário o tratamento restaurador. Através de técnicas melhoradas e tecnologia inovadora, a medicina dentária moderna tem condições para oferecer mais opções para a restauração de um dente devolvendo-lhe a sua função, saúde e estética.

Com a evolução da dentisteria restauradora é hoje possível executarem-se restaurações duradoras sem ter que sacrificar tecido dentário saudável. O termo "Bonding" ou adesão, significa que a restauração é química e fisicamente aderida ao dente. Não só o dente suporta a restauração, como a restauração também dá suporte ao dente.

Assim, desde o aparecimento dos materiais adesivos é possível efectuarem-se preparos dentários mais conservadores e menos destrutivos.

O “bonding” é conseguido através da preparação das estruturas duras do dente (esmalte e dentina) de modo a formar microporosidades, que serão penetradas por uma fina capa de sistema adesivo (agente ligante que funciona como uma “cola). O material restaurador é então quimicamente aderido ao agente adesivo, promovendo uma forte união entre a estrutura dentária e a restauração. Este tipo de adesão não é possível em materiais antigos como é o caso das amálgamas ("chumbo").

Uma grande vantagem das restaurações adesivas ao contrário de qualquer outro tipo de restauração, é que permite em alguns casos, corrigir, retocar ou reparar algum defeito, sem ter que substituir toda a restauração.

A resina composta é o material restaurador mais usado hoje em dia. É também mais estético do que as amálgamas dentárias porque tem uma cor

semelhante aos dentes. Como os dentes não são todos da mesma cor, há diversos tons de resinas para que as restaurações fiquem quase imperceptíveis, sendo por isso indicadas para o tratamento de dentes anteriores.

Há cada vez mais aplicações para “bonding” na dentisteria adesiva moderna e ao longo do tempo e progresso tecnológico haverá cada vez mais e mais aplicações no futuro!

 

 


 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.