Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Tratamentos estéticos em Medicina Dentária

Todos nós gostamos de ver um sorriso bonito, dentes alinhados, lábios carnudos, e uma brancura invejável de toda a dentição. Muitos estudos mostram inclusivamente que pessoas com um sorriso atractivo têm mais sucesso social e profissional.

 

A Natureza ensinou-nos a gostar da simetria, e talvez seja essa a pedra basilar da estética, não só a nível dentário, como a nível fisionómico. Diferenças de posição, formato, volume, de cor, de transparência ou até de textura, podem deitar por terra o resultado final de um tratamento dentário bem efectuado. A boa Medicina Dentária é, muitas vezes, aquela que não se vê! Os nossos tratamentos devem ser o mais imperceptíveis e naturais possível, de forma a que a estética se mantenha.

 

Hoje em dia, temos muitas “armas” ao nosso alcance, fruto da evolução da Medicina Dentária enquanto Ciência e Arte, da tecnologia ao nosso dispor, e da boa preparação dos Médicos Dentistas. Desde aparelhos ortodônticos, que permitem corrigir ao longo do tempo os dentes desalinhados, a facetas e coroas em cerâmica, que nos ajudam a transformar rapidamente um sorriso triste num sorriso luminoso, quase tudo é possível hoje em dia.

 

Muitas vezes a dentição está perfeitamente saudável, e apenas a tonalidade é insatisfatória – estes são os casos candidatos ao branqueamento dentário. Este tratamento é puramente estético, e consiste na aplicação de um gel com capacidade branqueadora sobre os dentes, durante um período mais ou menos longo. Esse gel reduz significativamente os pigmentos responsáveis pela tonalidade escurecida do dente, permitindo branquear a dentição, sem efeitos nefastos conhecidos.

Perante pequenos defeitos dentários, como fissuras ou pequenas fracturas, um dos tratamentos mais aconselhados é a aplicação de resinas compostas, massas da cor do dente, que permitem reconstruir esses pequenos defeitos de forma imperceptível e duradoura. Já quando os defeitos ou a destruição da estrutura dentária é maior, o tratamento ideal será a aplicação de coroas em cerâmicas – pequenas capas feitas em laboratório, perfeitamente adaptadas ao seu dente, e que permitem melhorar significativamente a cor, formato, e inclusive a posição da sua dentição. Este tipo de tratamento reforça ainda a estrutura dentária, protegendo o dente remanescente, sendo, no entanto, mais dispendioso do que a reconstrução com resina.

 

Falámos hoje um pouco acerca da estética dentária, mas não nos podemos esquecer da gengiva, dos lábios e das rugas peri-orais. O “quadro” é importante, mas não nos podemos esquecer da “moldura”.  

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.