Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Periodontite

Eu tenho um problema de retracção da gengiva.
Todos os meus dentes têm vindo a ganhar mobilidade e, principalmente, os dentes da frente têm bastante mobilidade e exposição da parte que normalmente fica coberta pela gengiva.
Eu gostaria de saber se é possível fazer um enxerto de gengiva para cobrir a parte dos dentes que está exposta.

Obrigada.

 

 

Bom dia!

Obrigado pela sua mensagem.

Pelos sintomas que nos descreve tem uma doença que se chama periodontite. Esta doença consiste na perda de todos os tecidos de suporte do dente como o osso, gengiva, cimento e ligamento periodontal. A periodontite é a consequência de uma acumulação prolongada de placa bacteriana e tártaro entre os dentes e as gengivas, favorecendo assim a formação de cavidades profundas entre a raiz do dente e o osso subjacente. Estas cavidades acumulam placa bacteriana num ambiente sem oxigénio, que estimula o crescimento de bactérias. Se o processo continuar, o osso adjacente à cavidade vai sendo destruido até que o dente fica sem suporte e com mobilidade.

Explicado isto, poderá compreender que um enxerto de gengiva não resolve o seu problema uma vez que todos os outros tecidos de suporte estão destruidos. Deve, antes de mais, tentar travar o avanço da doença consultando um especialista em periodontologia que lhe faça um diagnóstico para perceber o estado da doença e efectuar o tratamento adequado.
Uma vez controlada a periodontite pode pensar como reabilitar a sua cavidade oral.

Esperando ter sido útil,
Cumprimentos,
Equipa WHITE